O verbo ensinar não se usa com a preposição a («a alguém»)? Estão correctas as inúmeras frases agora colocadas nas ruas de Lisboa, a propósito da visita do Papa? Exs.: «Confiar foi o Pai que me ensinou», «Rezar foi o Pai que me ensinou», «Partilhar foi o pai que me ensinou». E sem qualquer tipo de pontuação.
Agradeço o esclarecimento.
Uma simples pergunta, como se chamam os habitantes de Oldrões?
Sem mais de momento, muito obrigado.
O gentílico de Nanquim (China), por favor.
Muito obrigado.
Como se designa o natural ou o habitante de Istambul, antiga Constantinopla, na Turquia europeia?
Muito obrigado.
O gentílico relativo a Lugano, cidade suíça de cultura italiana, seria qual?
Muito obrigado.
Quais são os gentílicos de Meca e Medina, cidades sagradas do islamismo situadas na Arábia Saudita? Se existem tais gentílicos, eles funcionariam como adjetivos e substantivos?
Muito obrigado.
Fui questionada por um aluno quanto ao grau aumentativo do nome leite, no sentido de confirmar se o mesmo era leitão (leitinho, leite, leitão), ou se existe outra palavra que traduza o grau aumentativo da palavra leite. Qual a resposta mais correcta?
Na frase «João é homem», o termo homem é adjetivo?
Na formação de palavras, como se classifica a palavra mundo? Composta? Derivada?
Agradeço que me informem se o adjectivo "alcaidesco" existe e pode ser utilizado na frase: «Encarou-me com um olhar alcaidesco.»
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações