Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
William de Assis Revisor de Textos São Paulo, Brasil 368

Quando me refiro à Bíblia, digo que é algo bíblico, leis bíblicas, etc. E quando me refiro ao Torah/Torá? Digo que é algo "toraico"? Leis "toraicas"? E ao Alcorão?

Desde já agradeço pela atenção.

Miguel Ângelo Leiria, Portugal 1K

Diz-se "mantém-no" ou "mantém-o"?

Cristiano Pereira Professor Vila Nova de Famalicão, Portugal 1K

Vejamos a seguinte frase: «É melhor levares a caixa para a cozinha.»

Se quisermos substituir a expressão «a caixa» por um pronome, como ficaria? A frase correta será «É melhor levá-la para a cozinha» (ou seja, igual à 1.ª e à 3.ª pessoas do singular)?

António Brito Técnico de elevadores Porto, Portugal 410

Existe a palavra "revesil" ? A minha mulher refere-se a isso como sendo a parte terminal da manga, confeccionada em malha!?...

Márcia Filipa Estudante Lisboa, Portugal 829

Qual é a diferença entre morfemas e palavras simples?

Não consigo compreender. Agradecia imenso se alguém me pudesse explicar e exemplificar com exemplos.

Muito obrigada!

Rui Borges Portugal 2K

No outro dia pareceu-me ter ouvido uma escritora dizer «ela sedu-lo». Fiquei na dúvida, tentei encontrar a gravação mas não consegui. Está correcto?

Talvez tenha ouvido mal.

Obrigado

Filipe Silva Agente de Métodos e Tempos Vila Nova de Gaia, Portugal 465

Pretendo saber se me podem esclarecer uma dúvida que tenho em relação a uma palavra usada em confeção. O termo "colarete" (debrum) Qual o termo mais correto? "Colarete"; "colorete"; "clorete"; ou "debrum". Todos são sinónimos e referem-se ao mesmo? Encontro várias referências em artigos escritos sobre estes termos, mas desconheço qual é o mais correto.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cristina Alves Estudante Porto, Portugal 425

Como classificamos a palavra vivenda quanto à sua formação? É derivada por sufixação, ou formada por derivação não afixal?

João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 1K

Leio (in  "A Google e a economia da atenção"  ) «graças a um algoritmo que ocupa o lugar de Deus, a Google é um titã da economia da atenção». No entanto, noutros registos (por exemplo, na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Google), o género usado é o masculino: «O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.»

Pergunto: "a" ou "o" Google?

Maria Gabriela Ferreira Professora Maia, Portugal 537

Poderiam esclarecer-me, se fazem o favor, se a palavra guarda-chuva ( processo de formação – composição morfossintática), poderá ser considerada da mesma família de chuva.

Muito obrigada pela atenção.