Qual é a explicação histórica para a existência de formas convergentes e divergentes dentro de uma mesma língua, como o português?
Qual é a importância do conhecimento destas formas para o professor e o aluno da língua materna?
Transpondo estas ponderações para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, qual é a importância do conhecimento de formas convergentes e divergentes para o professor e o aprendiz de línguas aparentadas como o espanhol e o português?
Obrigada.
Qual o significado da palavra "cresmática"?
Aparece no capítulo XVIII de Os Maias:
«Por sua vez o legislador ouve dizer que lá fora se levanta o nível da instrução; — imediatamente põe no programa dos exames de primeiras letras a metafísica, a astronomia, a filologia, a egiptologia, a cresmatica, a crítica das religiões comparadas, e outros infinitos terrores.»
Na proposição seguinte deve usar-se nota-se, ou denota-se: «o conjunto de todos os pontos com esta característica denomina-se conjunto estável de p e nota-se por Wp»?
Qual a origem da palavra satisfação, a sua evolução fonética e significado?
Gostaria de saber qual destas formas é a correcta e porquê:
1. "re-eleito", ou "reeleito";
2. "arria-se a bandeira", ou "arreia-se a bandeira"?
Obrigada.
Frequentemente os alunos usam a expressão «isto/aquilo foi bem conseguido». A maioria das vezes a utilização desta expressão parece-me adequada, como no exemplo «Este espectáculo foi bem conseguido». No entanto, quando comentam: «Esta comida está bem conseguida» parece-me que a expressão deveria ser «esta comida está bem concebida».
Esta opinião resulta apenas do conhecimento implícito que tenho da língua, contudo, gostaria de saber se há uma fundamentação linguística que apoie ou rejeite a minha opinião.
Obrigada pela vossa ajuda.
Blanqueta — o que significa?
O que justifica a separação e acentuação gráfica de "tu-iu-iú"? Por favor, sejam minuciosos.
Grato.
Eu gostava de saber qual a diferença entre regulamento e norma, isto é, se existir. Ou têm ambas o mesmo significado?
Existe "sabaeno" como sinônimo de "sabeu" ou "sabeísta", sendo estes últimos gentílicos do antigo País de Sabá?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações