Inanistiável/inamnistiável
Se um crime não está sujeito à concessão de anistia, pode-se dizer que é um «crime inanistiável»?
Rosa-cruz
Pretendo saber como deve ser feito o plural de rosa-cruz.
Já me disseram que não forma plural porque é uma ordem ou confraria.
Já me disseram que o plural seria rosas-cruzes (2 nomes, 2 plurais).
Já vi escrito rosa-cruzes.
Por favor, qual é a vossa opinião?
Obrigado.
A regência do verbo ingressar
A minha dúvida é a seguinte: utiliza-se «ingressar a», ou «ingressar na»?
Obrigada.
«De coração»; sintagma preposicional classificador
Gostaria de saber se, na expressão «abraço de coração», a parte «de coração» é uma locução adjetiva que significa «cardíaco».
Obrigado!
O significado e a grafia de óvni
O que quer dizer OVNIS?
A subclasse do adjetivo quadrado
Na expressão «mesa quadrada», quadrada é um adjetivo relacional porque deriva de quadrado? «Mesa em forma de quadrado»?
Obrigada.
Autoafirmar-se é redundante?
É comum ouvirmos a expressão «fulano se autopromoveu», «sicrano quer se autoafirmar», etc. É correto o uso de auto + se + verbo?
O verbo requerer
Por que rever se conjuga «ele reviu» no pretérito perfeito, com terminação igual à do verbo ver, mas requerer se conjuga «ele requereu», ao invés de «ele "requis"»? Tem algo a ver com o fato de que requerer e querer, ao contrário de rever e ver, não têm significados relacionados?
Obrigada desde já!
«Atar os sapatos», «atar os atacadores» e «atacar os sapatos»
Ouve-se frequentemente dizer: vou atar os sapatos. E eu interrogo-me: um ao outro? Ou será apertar aqueles cordões chamados atacadores? Será uma das acepções do verbo atacar (vou atacar os sapatos) está em extinção? Que vamos passar a ter atadores em vez de atacadores?
Agradeço desde já o grandioso contributo que nos têm dado quanto à superação das nossas dúvidas.
Poder vs. conseguir
Em termos de utilização, gostava de saber se há diferença entre o verbo conseguir e poder.
Obrigada pela resposta.
