Já ouvi várias vezes pronunciar, na televisão, "alcoólico" como se tivesse um só "o". Está correcto?
Obrigada.
A minha dúvida prende-se com as palavras maoísmo e maoísta: Após ter lido uma resposta vossa relacionada com a minha questão, pude verificar que, de facto, justificam a acentuação destas palavras. Poderiam explicar-me a razão pela qual o i tónico não faz ditongo com a vogal anterior? Este fenómeno está relacionado com a etimologia da palavra? Já vi transcrições fonéticas e em que oi foi transcrito como ditongo.
Há palavras com o tritongo uou?
Ao fazer o esquema rimático de um poema, a letra do alfabeto muda sempre consoante a variação de som? É pertinente fazer o esquema rimático de um poema todo?
Gostaria que me esclarecessem se a palavra aqui é ou não dissílabo, pois recentemente corrigi o meu filho (2.º ano do 1º ciclo) dizendo-lhe que se tratava de um dissílabo (a-qui), e fui "corrigido" pela sua professora, que a classificou como monossílabo.
Como devo pronunciar o x da palavra míxena, como "cs", ou como "ch"?
Muito obrigado!
A dúvida refere-se à pronúncia do segundo o da palavra político, em politico-partidário. Deve ler-se aberto (ó) ou fechado (u)? O mesmo se aplica a outras expressões construídas da mesma forma?
Como se deve pronunciar a palavra Google? Pode pronunciar-se "googol" em português?
Qual a diferença entre átonos e clíticos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações