Salve!
Gostaria que me pudessem esclarecer o seguinte aspecto: quais são as classes etimológicas do léxico português? Ou, mais especificamente, quais são as subdivisões possíveis e exemplos às categorias «Vocabulário hereditário», «Transferências lexicais», «Criações portuguesas», etc.?
Agradeço desde já a vossa resposta.
Com os melhores cumprimentos.
Qual é a origem etimológica da palavra crónica?
Em todos os livros sobre a província de Newfoundland, no Canadá, dá-se como certo que o nome da ilha de Fogo é uma corruptela do português "fuego". Minha pergunta é a seguinte: no português antigo, falado lá pelo século XVI ou XVII (quando os pescadores portugueses deram nome à ilha), a palavra fogo era "fuego", como em espanhol, e depois se modificou para fogo? Ou passou direto de focus para fogo? Já andei pesquisando na Internet e não descobri nenhuma evidência de que teria sido "fuego" no passado. Neste caso, os guias turísticos de Newfoundland estão repassando informação errada.
Grata.
Gostaria de saber a etimologia da palavra velhaco. Qual seu radical?
Há qualquer relação etimológica entre as palavras indígena e indigente?
Desde já, obrigado.
Quais são os seis fonemas novos que surgiram nos falares ibéricos do Oeste consecutivamente à palatalização das consoantes latinas?
Obrigado.
Qual a origem do apelido Carapinha?
Queria aprofundar a origem destas palavras: burgo e burguês...
Obrigada.
Gostaria de saber qual a origem da palavra salubridade.
Gostaria de saber a etimologia das palavras chocarrice e poder.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações