em «Antes lebre que leão...» (Gil Vicente)
Metáfora e anáfora
em «Antes lebre que leão...» (Gil Vicente)
em «Antes lebre que leão...» (Gil Vicente)
Na Farsa de Inês Pereira, que recurso expressivo está presente na fala de Inês, quanto esta diz «antes lebre que leão/antes lavrador que Nero»?
Obrigado pelos esclarecimentos.
A palavra latina vale em fim de texto
[Pergunto] o porquê de em alguns textos antigos se escrever em fim de texto [a palavra latina] "vale". O prólogo da 1.ª edição do Dicionário de Morais, por exemplo, tem esse final, mas já a edição de 1945 não tem.
«...conhecimento antecipado da coisa-nenhuma...»: figura de estilo
Qual é a figura de estilo presente em «sorrio do conhecimento antecipado da coisa-nenhuma que serei», do poema Reticências, do heterónimo Álvaro de Campos?
Obrigada.
«À barca, à barca da vida» (Gil Vicente): figuras de estilo
No verso «à barca, à barca da vida», qual é o recurso expressivo? Eu considero que é uma metáfora, mas um aluno disse que achava que era uma anáfora por causa da repetição.
Qual é a vossa opinião?
«A praia estava como devia estar...»: comparação e enumeração
«A praia estava como devia estar, com sol e ondas baixas» (Teolinda Gersão, "Avó e neto contra vento e areia", in A Mulher Que Prendeu a Chuva e Outras Histórias).
Nesta frase, além da comparação, podemos ter uma enumeração?
Obrigado.
«... com os seus próprios e secretos sonhos...»: aliteração
«... com os seus próprios e secretos sonhos, que os sonhos são como as pessoas» (José Saramago, Memorial do Convento, Lisboa, Editorial Caminho, 2012).
Isto é uma aliteração, ou uma assonância?
Uma enumeração de Memorial do Convento, de José Saramago
Que figura de estilo é esta: «o pardal é uma ave da terra e do terriço, do estrume e da seara» (Memorial do Convento, cap.XI)?
Anástrofe, metáfora e perífrase em versos de Camões
Precisava saber qual o recurso expressivo presente nas seguintes frases:
1 – «Das naus as velas côncavas inchando.»
2 – «A ver os berços onde nasce o dia.»
3 – «Eternos moradores do reluzente.»
O recurso estilístico enumeração
no poema O que há em mim é sobretudo cansaço,
de Álvaro de Campos
no poema O que há em mim é sobretudo cansaço,
de Álvaro de Campos
Qual o valor expressivo da gradação das formas verbais presente no poema O que há em mim é sobretudo cansaço [de Álvaro de Campos]: «ame» (v. 14), «deseje» (v. 15) e «queira» (v. 16) e as correspondentes «amo» (v. 18), «desejo» (v. 19) e «quero» (v. 20):
«Há sem dúvida quem ame o infinito,Há sem dúvida quem deseje o impossível, Há sem dúvida quem não queira nada –– Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles: Porque eu amo infinitamente o finito, Porque eu desejo impossivelmente o possível, Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, Ou até se não puder ser...»
«Narrativa por encaixe» = «por encaixamento»
Diz-se «sequência narrativa por encaixe», ou pode usar-se o termo encaixamento?
