A palavra latina vale em fim de texto
[Pergunto] o porquê de em alguns textos antigos se escrever em fim de texto [a palavra latina] "vale". O prólogo da 1.ª edição do Dicionário de Morais, por exemplo, tem esse final, mas já a edição de 1945 não tem.
«...conhecimento antecipado da coisa-nenhuma...»: figura de estilo
Qual é a figura de estilo presente em «sorrio do conhecimento antecipado da coisa-nenhuma que serei», do poema Reticências, do heterónimo Álvaro de Campos?
Obrigada.
«À barca, à barca da vida» (Gil Vicente): figuras de estilo
No verso «à barca, à barca da vida», qual é o recurso expressivo? Eu considero que é uma metáfora, mas um aluno disse que achava que era uma anáfora por causa da repetição.
Qual é a vossa opinião?
«A praia estava como devia estar...»: comparação e enumeração
«A praia estava como devia estar, com sol e ondas baixas» (Teolinda Gersão, "Avó e neto contra vento e areia", in A Mulher Que Prendeu a Chuva e Outras Histórias).
Nesta frase, além da comparação, podemos ter uma enumeração?
Obrigado.
«... com os seus próprios e secretos sonhos...»: aliteração
«... com os seus próprios e secretos sonhos, que os sonhos são como as pessoas» (José Saramago, Memorial do Convento, Lisboa, Editorial Caminho, 2012).
Isto é uma aliteração, ou uma assonância?
Uma enumeração de Memorial do Convento, de José Saramago
Que figura de estilo é esta: «o pardal é uma ave da terra e do terriço, do estrume e da seara» (Memorial do Convento, cap.XI)?
Anástrofe, metáfora e perífrase em versos de Camões
Precisava saber qual o recurso expressivo presente nas seguintes frases:
1 – «Das naus as velas côncavas inchando.»
2 – «A ver os berços onde nasce o dia.»
3 – «Eternos moradores do reluzente.»
O recurso estilístico enumeração
no poema O que há em mim é sobretudo cansaço,
de Álvaro de Campos
no poema O que há em mim é sobretudo cansaço,
de Álvaro de Campos
Qual o valor expressivo da gradação das formas verbais presente no poema O que há em mim é sobretudo cansaço [de Álvaro de Campos]: «ame» (v. 14), «deseje» (v. 15) e «queira» (v. 16) e as correspondentes «amo» (v. 18), «desejo» (v. 19) e «quero» (v. 20):
«Há sem dúvida quem ame o infinito,Há sem dúvida quem deseje o impossível, Há sem dúvida quem não queira nada –– Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles: Porque eu amo infinitamente o finito, Porque eu desejo impossivelmente o possível, Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, Ou até se não puder ser...»
«Narrativa por encaixe» = «por encaixamento»
Diz-se «sequência narrativa por encaixe», ou pode usar-se o termo encaixamento?
A figura de estilo hipálage
no poema Prefiro rosas, meu amor, à Pátria,
de Ricardo Reis
no poema Prefiro rosas, meu amor, à Pátria,
de Ricardo Reis
Gostaria que alguém me ajudasse na análise da figura de estilo presente no 2.º verso do último terceto do poema Prefiro rosas, meu amor, à Pátria, de Ricardo Reis. Aqui deixo o terceto:
«Nada, salvo o desejo de indif’rença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.»
Agradeço desde já toda a ajuda que me puder ser dada!
