DÚVIDAS

O recurso estilístico enumeração
no poema O que há em mim é sobretudo cansaço,
de Álvaro de Campos

Qual o valor expressivo da gradação das formas verbais presente no poema O que há em mim é sobretudo cansaço [de Álvaro de Campos]: «ame» (v. 14), «deseje» (v. 15) e «queira» (v. 16) e as correspondentes «amo» (v. 18), «desejo» (v. 19) e «quero» (v. 20):


«Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada 
– Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...»

Resposta

Há subjetividade na interpretação de textos literários. Considerar a figura presente no poema uma gradação pode gerar diferentes opiniões. Como se sabe, a gradação pode ser crescente ou decrescente e, sendo assim, estes versos encerram um problema. Analisando os verbos, poder-se-á concluir que «amar» é mais expressivo, pois representa «querer muito». Na hierarquia do «querer», seguir-se-ia o verbo querer, que indica ação, todo um processo, todo um esforço para se obter algo, para se chegar a um objetivo. Por outro lado, desejar tem um  valor menos intenso, pois aquele que deseja tem uma atitude passiva. Porém, a sequência no poema é amor–desejo–querer, não se podendo afirmar que haja uma gradação decrescente, nem tão-pouco crescente. Estamos, por esse motivo, mais inclinados para considerar que o recurso estilístico em causa é a enumeração.

Gradação: a gradação consiste em encadear palavras ou expressões numa ordem progressiva (ascendente) ou regressiva (descendente) – in Figueiredo, Eunice Barbieri & Figueiredo, Olívia Maria (1998). Itinerário Gramatical. Porto. Porto Editora, p. 162.

Enumeração: «consiste na apresentação sucessiva de vários elementos, pertencendo, regra geral, à mesma classe gramatical» – in Barros, Vítor Fernando (2011). Gramática da Língua Portuguesa. Âncora Editora, p. 288.

Perífrase: «a perífrase consiste em utilizar uma expressão composta por vários elementos em vez do emprego de um só termo» – in Figueiredo, Eunice Barbieri & Figueiredo, Olívia Maria (1998). Itinerário Gramatical. Porto. Porto Editora, p. 166.

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