Há subjetividade na interpretação de textos literários. Considerar a figura presente no poema uma gradação pode gerar diferentes opiniões. Como se sabe, a gradação pode ser crescente ou decrescente e, sendo assim, estes versos encerram um problema. Analisando os verbos, poder-se-á concluir que «amar» é mais expressivo, pois representa «querer muito». Na hierarquia do «querer», seguir-se-ia o verbo querer, que indica ação, todo um processo, todo um esforço para se obter algo, para se chegar a um objetivo. Por outro lado, desejar tem um valor menos intenso, pois aquele que deseja tem uma atitude passiva. Porém, a sequência no poema é amor–desejo–querer, não se podendo afirmar que haja uma gradação decrescente, nem tão-pouco crescente. Estamos, por esse motivo, mais inclinados para considerar que o recurso estilístico em causa é a enumeração.
Gradação: a gradação consiste em encadear palavras ou expressões numa ordem progressiva (ascendente) ou regressiva (descendente) – in Figueiredo, Eunice Barbieri & Figueiredo, Olívia Maria (1998). Itinerário Gramatical. Porto. Porto Editora, p. 162.
Enumeração: «consiste na apresentação sucessiva de vários elementos, pertencendo, regra geral, à mesma classe gramatical» – in Barros, Vítor Fernando (2011). Gramática da Língua Portuguesa. Âncora Editora, p. 288.
Perífrase: «a perífrase consiste em utilizar uma expressão composta por vários elementos em vez do emprego de um só termo» – in Figueiredo, Eunice Barbieri & Figueiredo, Olívia Maria (1998). Itinerário Gramatical. Porto. Porto Editora, p. 166.