«... com os seus próprios e secretos sonhos...»: aliteração - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«... com os seus próprios e secretos sonhos...»: aliteração

«... com os seus próprios e secretos sonhos, que os sonhos são como as pessoas» (José Saramago, Memorial do Convento, Lisboa, Editorial Caminho, 2012).

Isto é uma aliteração, ou uma assonância?

Parisa Azami estudante Lisboa, Portugal 1K

Trata-se de uma aliteração, pois é a repetição de um som consonântico, no caso presente, a sibilante. A assonância é a repetição intencional do mesmo som vocálico.

«A aliteração é a repetição do(s) fonema(s) inicial(ais) consonântico(s) de várias palavras dispostas de modo consecutivo» in Itinerário Gramatical. (s.d.) Eunice Barbieri de Figueiredo e Olívia Maria Figueiredo, Porto Editora, p. 159.

«A assonância é normalmente definida como a homofonia da última vogal acentuada de várias palavras que se seguem (mediata ou imediatamente), in Itinerário Gramatical. (s.d.) Eunice Barbieri de Figueiredo e Olívia Maria Figueiredo, Porto Editora, p. 161.

Filipe Carvalho
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Estudos Literários