DÚVIDAS

Mais uma vez o «por trás de»/detrás
Sei que já responderam a várias dúvidas relacionadas com esta questão, mas o meu problema é o seguinte: Além da utilização com valor espacial, uma destas expressões é frequentemente utilizada no sentido de referir alguém ou alguma coisa que é «responsável por». Será que se podem usar as duas expressões? Ou a sua utilização com este sentido pertence apenas ao domínio da oralidade? Exemplo: «Sei quem está por trás do assalto.» ou «Sei quem está por detrás do assalto.»
Técnico e tecnológico
Acabo de ouvir mais ou menos isto: «... dotar os bombeiros de equipamento tecnológico de combate a fogos florestais...» Da consulta a Pedro Machado e Houaiss colhi que o equipamento será «técnico», incorporando técnicas e tecnologias, não sendo ele em si um produto tecnológico, mas resultado da tecnologia. Das acepções para «tecnologia» colho «ciência ou tratado das artes e ofícios em geral». Dada a reconhecida competência linguística de quem usou a expressão pergunto: se «tecnológico» é «relativo ou pertencente às artes e ofícios» e se qualquer equipamento é relativo, está relacionado com a tecnologia que incorpora e com os ofícios que o produziram, está portanto bem empregue a expressão? Muito obrigado.
«Ter o peso aumentado» ‘vs.’ «o peso aumentou»
Em meu trabalho faço algumas revisões de textos científicos e vejo com freqüência o seguinte tipo de redação: a) «Os animais tiveram seu peso aumentado.» Para mim soa muito mal e prefiro uma redação mais direta, do tipo: b) «O peso dos animais aumentou.» Contudo, não sei se a redação a) é gramaticalmente correta ou não, apesar de horrível. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa