Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Cíntia Juliana Estudante Recife, Brasil 7K

Qual a etimologia da palavra pronome?

Clara Santos Professora Coimbra, Portugal 5K

Diz-se «exorbita de qualquer coisa», ou «exorbita qualquer coisa»?

Fabiano Avelino da Silva Estudante Niterói, Brasil 50K

Qual é a origem da expressão «a toque de caixa»?

Miguel David Engenheiro informático Porto, Portugal 19K

Qual é o antónimo da palavra elogio?

Olga Ferreira Estudante Guarda, Portugal 12K

Gostaria de esclarecer se definitivamente é ou não um advérbio de modo. No outro dia foi-me referido que não: «nem tudo o que acaba em -mente é advérbio de modo». Sim, concordei. Demente não é!

Rui Ferreira Matias Director do Instituto de Cultura de Portimão Portimão, Portugal 10K

«Alter rixatur de lana soepe caprina» é um verso de Horácio que tentei traduzir à letra e que significa mais ou menos : «um outro brigão de lã soepe (?) de cabra. Estando em causa a origem da expressão «questões de lana-caprina» e por não conseguir obter o significado de soepe, que deverá tratar-se de alguma declinação, muito grato ficaria pela sua tradução.

Bem hajam por todo o vosso serviço à causa da cultura portuguesa.

Márcia Dalva Pedagoga Chapecó, Brasil 2K

Constantemente leio em manchetes ou ouço em chamadas de noticiários a seguinte frase: «Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»

Pergunta: Há coerência nesta construção? Não contraria a lógica «se estão presos, logo não estão foragidos... se estão foragidos, logo não estão presos»?

Ainda, quem garante que estão foragidos naquele determinado local, marcado pela preposição em?

Seria "mais" correto – ao contrário de «Mais de dois mil presos estão foragidos em São Paulo» – utilizar uma construção como «Mais de dois mil presidiários paulistas estão foragidos»?

Nuno Pimentel Informático Lisboa, Portugal 14K

Um colega meu disse esta frase: «Isso é traumático.» O que eu acho é que ele quer dizer «Isso é traumatizante» (= «causa ou pode causar traumas»), mas não encontro a palavra em nenhum dicionário on-line. Podem-me esclarecer a diferença?

Maria Silva Professora Lisboa, Portugal 6K

Estou a conferir a contagem de artigos. Verifico que a contagem inicial estava errada. É correcto dizer: «Justifica-se a conferência»?

Grata pela colaboração.

Lúcia Advogada Porto, Brasil 11K

Num texto que refere o ano de 1997 e, logo após, em outra frase, diz «de lá até o ano passado», fazendo menção o ao ano de 1997, pode-se dizer que e «o ano passado» são termos de uso dêitico?