Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Maria Madeira Professora Portimão, Portugal 9K

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os que aqui colocam questões e a todos os que têm a amabilidade de apresentar as soluções para os nossos dilemas linguísticos. A minha questão é a seguinte: Na frase, «Ele sabe a lição de cor», «de cor» é uma locução adverbial, pelo que estaríamos perante um grupo adverbial. No entanto, este conjunto de palavras inicia-se por uma preposição. Devo, então, considerar que se trata, antes, de um grupo preposicional?

António Conceição Jurista Porto, Portugal 3K

«Corónimo é um nome designativo de continente, país, região, pátria, estado, província, divisão administrativa qualquer (abrangido pela toponímia ou geonímia). 

Dentro dos corónimos há as coronimias, que são a parte onomástica dedicada ao estudo e à etimologia dos corónimos.» 

No blog ("blogue"? Ou "blogo"?) http://coronimosap.blogspot.com/ encontro definição de "corónimo" acima transcrita. Todavia, não encontro a palavra registada nos dicionários mais comuns. Ela existe, de facto?

Georgina Pinto Professora Braga, Portugal 18K

Qual o nome coletivo de crianças?

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 11K

Os termos teste, exame e prova, quando usados no contexto de avaliação das capacidades e conhecimentos académicos ou profissionais de alguém, podem ser considerados sinónimos entre si? Ou, tendo cada um o seu emprego específico, de que forma são usados?

Obrigado.

Dan Dandan Empresário Campinas, Brasil 39K

Está correto dizer «um par de óculos» quando nos referimos a uma unidade? Em inglês, o correto é dizer «a pair of glasses», porque existem duas hastes e dois olhos.

Agradeço.

Grace Wei Estudante Macau, China 14K

O que significa «a descer todos os santos ajudam»?

Solange Souto Estudante São Paulo, Brasil 25K

Tenho visto nos cartões de Natal as pessoas escreverem: «feliz Natal e um próspero Ano-novo». Ano-novo é escrito com letra maiúscula, ou minúscula?

Roberta Aquineli Representante comercial Curitiba, Brasil 6K

Porque «Rosa preocupa a mãe» não admite a passiva sintática «A mãe foi preocupada por Rosa», mas admite a passiva adjetiva «A mãe ficava preocupada com Rosa»?

E, em relação à frase «A polícia acalma a multidão», por que se admite a passiva sintática — «A multidão foi acalmada pela polícia» —, mas não admite a passiva adjetiva «A multidão ficou acalmada»?

Obrigada!

Fernando Sebastião Funcionário público Luanda, Angola 38K

Como se diz? «Próxima sexta-feira», ou «sexta-feira da próxima semana»? Se for as duas, porquê?

Diogo Sousa Estudante Funchal, Portugal 4K

Qual o significado/origem da expressão « que é para ti os ratos não roem»?