Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Markus Cristiano Estudante Silves, Portugal 4K

«Morreu de uma morte terrível» é correcto. «Morreu uma morte terrível», sem de, eu diria que é igualmente correcto; pois também se diz «viveu uma boa vida», «quero viver a vida». Que vos parece?

Ana Moreira Lisboa, Portugal 2K

Na expressão «aristocrático pessimismo», qual é o valor do adjetivo?

Fernando Pereira Treinador de Natação Lisboa, Portugal 7K

Tentei esclarecer um comentador do Eurosport, acerca do relato da leitura de cronometragem dos tempos. Lê esse comentador em directo: «Fulano fez o tempo de um minuto, cinquenta e dois segundos e quinze centésimas» (ponto). Quando devia dizer centésimos, uma vez que na leitura do tempo se refere aos segundos que precederam a leitura consecutiva desse tempo em concreto, não às partes dum segundo desse tempo. O caso é importante, porque num canal especializado em desporto, seguido maioritariamente por desportistas e pessoas ligadas ao desporto, causa algum desconforto ouvir a cronometragem de forma diversa da corrente! Porém gerou-se uma discussão, e esse comentador defendeu-se com o que está exposto [numa resposta] que é, aliás, o único exemplo em toda a Internet que de certa forma está de acordo com uma forma errada de relatar os tempos!

Tiago Oliveira Estudante Lisboa, Portugal 35K

Está mais correcto dizer-se desafiador, ou desafiante?

Bia Nunes Estudante Belo Horizonte MG, Brasil 7K

A frase «Eu gostaria de lhe oferecê-lo» é correta?

Sofia Costa Estudante Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber qual o significado de «valor cómico» e «valor satírico».

Obrigada.

Alexandra Matroca Elvas, Portugal 2K

Qual é a diferença entre aziago e azarento?

Mário Pinheiro Professor de Inglês Vitória, Brasil 39K

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los por essa excelente ferramenta de auxílio em prol da cultura. Embora a expressão «vem bem a calhar» não seja tão popular aqui no Brasil, gostaria de saber sua etimologia.

Vicente Martins Professor universitário Sobral, Brasil 9K

Os dicionários gerais da língua portuguesa (Houaiss e Aurélio, por exemplo) dão como obscura a origem do verbo enxergar. Há algum indício (ainda que de etimologia popular) para formação deste verbo?

David Sá Machado Mestrando em Direito Viana do Castelo, Portugal 7K

Gostaria de ser esclarecido quanto à correcta utilização das expressões «tomar medicação» e «fazer medicação», com apoio nalguns exemplos. São expressões sinonímicas?

Obrigado.