O infinitivo + contração de lhe com o - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O infinitivo + contração de lhe com o

A frase «Eu gostaria de lhe oferecê-lo» é correta?

Bia Nunes Estudante Belo Horizonte MG, Brasil 1K

A frase não está correta. Tendo em conta que nela estão presentes o complemento direto e o indireto, deve fazer-se a contração dos mesmos, uma vez que estão pronominalizados, respeitando género e número do complemento direto. Assim, a frase deveria ser a seguinte: «Eu gostaria de lho oferecer.»

Como se disse, a frase apresenta um complemento direto e indireto. Se, por exemplo, a frase fosse a seguinte: «Eu gostaria de lhe oferecer um jantar», ela estaria correta; lhe seria o complemento indireto, a pessoa a quem se oferece alguma coisa (que já tinha sido referida anteriormente). Ou, então, se tivesse a seguinte estrutura: «Eu gostaria de oferecê-lo [o jantar] à Maria», também era aceitável, pressupondo que o termo jantar já tinha sido mencionado. Neste caso, -lo seria o complemento direto.

Filipe Carvalho
Classe de Palavras: pronome
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Funções sintácticas