A sequência “oua” em português
Em uma lição da escola de meu filho requisitaram dois exemplos de palavras terminadas em "oua". Penso que este tritongo não existe. Pois um tritongo seria semivogal-vogal-semivogal.
Pronúncia do "e" de "-ém" e "-éns"
Na língua portuguesa, o “e” das terminações “em” ou “ens”, da sílaba tônica das palavras oxítonas ou agudas, recebe um acento agudo, que indica, além de tonicidade, timbre aberto. Exemplos: “armazém”, “reféns”, “Belém”, “palafréns”, etc.
Ocorre, entretanto, que, no português do Brasil, o supramencionado “e” não é pronunciado com timbre aberto, mas sim fechado. Dizemos, na verdade: “armazêm”, “refêns”, “Belêm”, etc.
Em face disto, pergunto-lhes: por que os brasileiros usam essa acentuação gráfica que nada tem que ver com a pronúncia normal brasileira? Ela seria uma acentuação gráfica que corresponderia à pronúncia dos portugueses e que foi imposta a nós brasileiros? Como vocês, aí na Europa, pronunciam o “e” da sílaba tônica das palavras acima mencionadas e de outras do mesmo gênero?
Muito obrigado.
Colocação do pronome clítico com "ainda hoje"
Gostaria de saber qual das frases está correcta: «Ainda hoje nos é dado verificar que...» «Ainda hoje é-nos dado verificar que...»
Fascização
Parabéns pelo vosso trabalho. Agradecia saber se a palavra "fasciszação" (fascismo+zação) é correcta. Vi-a em dois ou três artigos, publicados em revistas, embora esteja ausente nos dicionários consultados. E no Ciberdúvidas...
Lambri
Diz-se "lambrim" ou "lambril", e o respectivo plural?
Ainda a grafia de Bahia/Baía
Qual a forma correcta para designar, em português de Portugal, o estado brasileiro: “Bahia” ou “Baía”?
A formação de pró-activo
Consultei as várias mensagens sobre os termos "proactivo" e "proactividade" e tenho a seguinte dúvida: sempre me pareceu mais correcto escrever "pró-activo" e "pró-actividade" e não as formas anteriores. Isto porque julgo que tais palavras são formadas através da junção do prefixo acentuado "pró" e activo/actividade. O prefixo “pró-”, por ser precisamente acentuado, exige o hífen. Estou correcta?
Por este prisma, "proactivo" e "proactividade" não são incorrectas? Ou considera-se que vieram directamente do inglês (proactive/proactivity?) e por isso não há hífen nem acento?
Gostaria muito de saber a vossa opinião.
Desde já agradeço.
Sobre a grafia de tribo e íman em José Saramago
Por que José Saramago escreve “tribu” e “íman” em suas obras? Essas grafias são corretas em Portugal? A primeira principalmente me chama mais atenção, porque seria obrigado a pronunciá-la como oxítona, bem diferente da paroxítona “tribo”.
A palavra espargata
Como se diz e escreve a pose de ginástica, pernas opostas em paralelo com o solo: “espargata” ou “esparregata”? Qual a origem?
O topónimo Mortório
No sítio onde resido existe um lugar chamado "Mertório", ou "Murtório". Não consigo encontrar nenhuma destas palavras em nenhum dicionário, pelo que questionava se alguma delas existe, e qual o seu significado. Obrigado.
