Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O termo ensino-aprendizagem

Pode-se usar o biómio «ensino-aprendizagem» (com hífen) ou o que está correcto é a utilização das duas palavras ligadas pela conjunção «e», ou seja, «ensino e aprendizagem»?
Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos.

João Alves Portugal 19K

Desde há muito que nas ciências de educação se reconhece que o processo de ensino é indissociável do processo de aprendizagem, porque compreendendo melhor este é que se poderá possibilitar aquele. As formas de escrever este binómio têm variado, muitas vezes em função de linhas argumentativas bem fundamentadas. Assim, a par de (processo de) ensino/aprendizagem, é recorrente a forma ensino-aprendizagem. Esta forma hifenizada parece-me reflectir melhor o conceito a transmitir, mostrando o hífen que o processo em causa é a associação de dois tipos de relação pedagógica e cognitiva e não uma alternativa entre eles, como o uso da barra poderia deixar pensar.

C. R.
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Semântica