Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Ortografia/Pontuação
Ana Machado Professora Setúbal, Portugal 31K

Gostaria de saber como fazer a divisão silábica e a translineação da palavra colmeia. Esta junção de três vogais é chamada de tritongo, ou se passa com palavras como quais, quão?

Obrigada.

Luísa Cirilo Secretária Lisboa, Portugal 11K

Por que razão o topónimo "Cezimbra" se escreve hoje Sesimbra?

Muito obrigada.

João Paulo Casal Forte Professor do ensino secundário Vila do Conde, Portugal 89K

Gostaria que me esclarecessem se a frase «Há automóveis na rua, cujos proprietários estão ausentes» está ou não erradamente pontuada, uma vez que, na escrita, as orações relativas restritivas não se separam por vírgula do substantivo (ou pronome) antecedente.

Obrigado!

Alejandro S. Carballada Informático A Corunha – Barcelona, Espanha 8K

Gostava de saber se existe uma pronúncia-padrão para o grupo consonântico "sc" (como crescer, nascer). Eu achava que era preciso pronunciar -ss- em todo o caso, mas acho que tenho ouvido ultimamente uma pronúncia /sh/, como em italiano (então, "nacher", "crecher"). Poderiam falar-me um bocado neste "sc", na sua etimologia e na sua pronúncia?
Além disso, acho que também tenho ouvido dizer "cinza" como "chinza". Isto é dialectal, padrão ou apenas uma alucinação minha?

Muito obrigado.

Horácio Silva Professor Vila Nova de Santo André, Portugal 6K

A palavra que gostaria de ver esclarecida, se possível, "corréccios", aparece no romance de Mário de Carvalho entitulado Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina. Procurei em vários dicionários, inclusive no da Academia, e não encontro o vocábulo. Imagino que o seu sentido passe por «indivíduos em correcção (são soldados apelidados por um oficial superior de corréccios)» ou «alvos de acções correctivas, que estiveram numa casa de correcção ou que estão em correcção».

Seria possível confirmar?

Obrigado.

José Lourenço Serro Aposentado São Pedro da Aldeia, Brasil 9K

Gostaria de saber a grafia correta — salário mínimo ou salário-mínimo —, pois vejo grafado da duas formas.

Grato.

Nicolau Ribeiro Assessor de comunicação Amarante, Portugal 5K

Diz-se «Chega de bois», ou «Achega de bois»? Qual a expressão que é mais correcto usar?

Roseli Mafalda Professora Suzano, Brasil 4K

Qual a pronúncia correta da palavra Praxedes?
Seria "prakcedes", ou "prachedes"?

 

Edlane Brandão Estudante Itabuna, Brasil 11K

Como podemos definir ditongo nasal átono?

 

Maria de Lourdes Santos Reformada Toronto, Canadá 8K

"Hasta pública", ou "Asta pública"?

Tenho visto as duas grafias serem usadas. Gostaria que me informassem qual é a correcta.

Obrigada.