Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Filipe Godinho Técnico de informática Lisboa, Portugal 7K

A palavra "alarmística" existe?

Na minha profissão, encontro-a muitas vezes em documentos; no entanto, não a encontro em nenhum dicionário.

O conceito que ela quer transmitir é o de definir/configurar alarmes.

Obrigado.

Ana Pereira Estudante Fátima, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras termalista e aquista.

Obrigada pela atenção.

Célio Santos Professor Cunha – SP, Brasil 4K

Qual é o aumentativo da palavra semente? É "sementona", "sementalha", "sementão"?

Obrigado!

André Rocha Advogado Figueira da Foz, Portugal 10K

«[...] nem pode deixar de se hipotizar [...] que a causa de morte nada tenha a ver com um confronto físico ainda que este confronto tenha ocorrido (nada se sabe sobre o eventual desenrolar do confronto, e trata-se de uma morte compatível com uma queda de pequena altura), nem pode deixar de se encarar como possível (tão possível como a hipótese relatada na acusação) a do envolvimento do marido da Arguida nos factos» (Acórdão do Tribunal de Relação de Guimarães).

«Poderá assim hipotizar-se a questão de os factos denunciados estarem relacionados com o exercício da função que o mesmo assistente aduz exercer» (Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça).

No meio jurídico a palavra "hipotizar" é muito utilizada. A psicologia parece que também não se inibe de aplicá-la. Os vários dicionários que pesquisei (Academia das Ciências, Houaiss, Verbo, etc.) não a referem. Estrangeirismo? Neologismo? Ou coisa de advogados e juízes?

Evandro Gomes Enfermeiro Valença, Brasil 5K

A pergunta é se a palavra "esverdeado" está correta.

Ex.: «Eliminando secreção esverdeada em grande quantidade.»

Trabalho em um hospital e essa palavra é muito usada nos relatórios dos pacientes e tenho dúvidas a respeito da palavra.

Grato se puderem me ajudar.

Rogério Eisele Médico Porto, Portugal 5K

Gostaria de um esclarecimento sobre como acrescentar o sufixo -izar na palavra glicogénio, isto é, se o correcto é escrever "glicogenizar" ("glicogenização") ou "glicogeneizar" ("glicogeneização" — à semelhança de homogeneização)?

Obrigado.

Ana Carvalho Professora Lisboa, Portugal 39K

Deve dizer-se "mota", ou "moto"? Oiço uma vezes «a minha mota», e outras, «a minha moto», o que me deixa confusa.

Muito obrigada pela vossa atenção.

Carla Palhares Tradutora Lisboa, Portugal 6K

Surgiu-me a seguinte dúvida sem que a tenha conseguido esclarecer: qual a forma correcta, «por uma questão de princípio» ou «por uma questão de princípios»? Um exemplo seria a frase: «Sou vegetariano, não por não gostar de carne, mas por uma questão de princípio/princípios».

Muito obrigada desde já.

Sofia Martinho Professora de PLE Coimbra, Portugal 17K

Na expressão «ir ter com», que significa «encontrar-se com», como se justifica o emprego do verbo ir seguido do verbo ter? Qual é a origem da expressão? Para falantes não nativos da língua portuguesa, esta é uma expressão que causa estranheza...

Desde já obrigada pela atenção dispensada.

Ary Engenheiro Braga, Portugal 9K

Gostaria de saber se é correcto utilizar a palavra "prestatividade" para significar «a qualidade de algo ou alguém que seja prestativo».