Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rogério Eisele Médico Porto, Portugal 5K

Gostaria de um esclarecimento sobre como acrescentar o sufixo -izar na palavra glicogénio, isto é, se o correcto é escrever "glicogenizar" ("glicogenização") ou "glicogeneizar" ("glicogeneização" — à semelhança de homogeneização)?

Obrigado.

Ana Carvalho Professora Lisboa, Portugal 38K

Deve dizer-se "mota", ou "moto"? Oiço uma vezes «a minha mota», e outras, «a minha moto», o que me deixa confusa.

Muito obrigada pela vossa atenção.

Carla Palhares Tradutora Lisboa, Portugal 6K

Surgiu-me a seguinte dúvida sem que a tenha conseguido esclarecer: qual a forma correcta, «por uma questão de princípio» ou «por uma questão de princípios»? Um exemplo seria a frase: «Sou vegetariano, não por não gostar de carne, mas por uma questão de princípio/princípios».

Muito obrigada desde já.

Sofia Martinho Professora de PLE Coimbra, Portugal 17K

Na expressão «ir ter com», que significa «encontrar-se com», como se justifica o emprego do verbo ir seguido do verbo ter? Qual é a origem da expressão? Para falantes não nativos da língua portuguesa, esta é uma expressão que causa estranheza...

Desde já obrigada pela atenção dispensada.

Ary Engenheiro Braga, Portugal 9K

Gostaria de saber se é correcto utilizar a palavra "prestatividade" para significar «a qualidade de algo ou alguém que seja prestativo».

Ciro Pereira de Rezende Filho Médico Londrina, Brasil 15K

Uso em linguagem técnica os termos inervar/inervação para denominar a relação de um nervo com um órgão ou tecido, em geral referindo-me a um músculo (por exemplo, o músculo bíceps do braço é inervado pelo nervo músculo-cutâneo). Quando o músculo é privado de seu nervo motor posso dizer "desinervar", "desnervar" ou "desenervar"? Há uma forma preferencial?

E quando ocorre a recuperação do nervo, direi "renervar"? "Reenervar"? "Reinervar"?

Desde já agradeço.

Andreia Morais Arquitecta Lisboa, Portugal 9K

A palavra tropicalidade pode ter vários significados? (Não aparece em todos os dicionários.) Qual a definição mais correcta?

Obrigada.

Não passo sem vos consultar. Parabéns!

Maria Ferreira Professora Viseu, Portugal 20K

Qual o nome que se deve atribuir a um conjunto de livros? E a um conjunto de CD? Discoteca? obrigada pela vossa ajuda!

Rita C. Mendes Estudante Lisboa, Portugal 24K

Oiço «não te conheci» em vez de «não te reconheci». Soa mal e não uso, mas pode aceitar-se como correcto?

Obrigada.

Rita C. Mendes Estudante Lisboa, Portugal 10K

Oiço muita gente dizer «parecido ao», como quem diz «és parecido ao teu pai» ou «este é parecido àquele».

Parto do princípio de que está errado, mas, nunca fiando, gostava de conhecer a vossa perspectiva sobre o assunto.

Obrigada.