Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bertrand Riflet Estudante Lisboa, Portugal 8K

Quais das seguintes formas gramaticais estão correctas: «ser-se agressivo com alguém», «ser agressivo para com alguém», «ser agressivo para alguém», «ser agressivo com alguém»?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Jorge Fonseca Militar Porto, Portugal 4K

No nossso quotidiano profissional usamos frequentemente a expressão «Viatura auto-própria», facto que me suscita algumas dúvidas.

Gostaria de saber se a expressão é correcta e se é com a utilização do hífen ou não.

Muito obrigado pela atenção despendida.

Cristina Costa Designer Lisboa, Portugal 5K

«Escreves-te a carta ao teu irmão?»

O verbo está incorreto. É um erro morfossintático?

Rui Miranda Estudante Nottingham, Reino Unido 9K

Gostaria de saber se a palavra pessoa já foi escrita de forma "pessôa" e, em caso afirmativo, quando tal mudança ortográfica foi introduzida.

Muito agradecido.

Miguel Martins Penafiel, Portugal 35K

Qual é a origem da expressão «Banho Checo»? Na minha pesquisa, deparei-me com diferentes perspectivas, mas em quase todas imperava a ideia de ser mais uma expressão onomatopaica. Mas a verdade é que remete também para uma nacionalidade, tanto em Portugal (Banho Checo) como no Brasil (Banho Tcheco).

Anabela Borges Professora Porto, Portugal 6K
Como se escreve este conceito bakhtiniano: "heteroglossia", ou "heteroglosia"?
Luiz Eduardo de Albuquerque Barbosa Analista de sistemas Natal, Brasil 17K

Gostaria de saber qual a frase correta e por quê?

1 – «Quando você me ver fazendo isso.»

2 – «Quando você me vir fazendo isso.»

Obrigado.

Hugo Cid Consultor de gestão Lisboa, Portugal 6K

A propósito dos artigos pró-activo vs. proactivo, sugiro a abordagem histórica da origem e criação da palavra (Victor Frankl, e mais tarde popularizado pelo livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey).

Já que o vosso estudo da composição da palavra (pro + activo) deu num empate técnico, sugiro que se aborde esta palavra como um oposto de reactivo (como aparece em muitos dos textos e na origem histórica da palavra).

Exemplo: «o Paulo é reactivo, só repara a máquina quando esta avaria. Já o João demonstra proactividade ao estudar as causas das avarias e agir de modo a estas não voltarem a avariar.»

Ou seja, proactivo é aquele que procura agir antes dos acontecimentos, por oposto ao que reage aos acontecimentos. Por esta abordagem não fará mais sentido a grafia proactivo em vez de pró-activo?

Ana Almeida Funcionária Pública Lisboa, Portugal 6K

«Informo V. Exas. de que no dia 14, pelas 10 horas, vai proceder-se à venda de material excedente, pela base €...»

Gostaria de saber se a forma correcta de construção da frase é esta, ou «... vai-se proceder...», ou «... se vai proceder...».

Anderson Diniz Professor Franco da Rocha, Brasil 7K

O correto é «fez [ou fizeram?] dias frios neste inverno»?