Qual o diminutivo e o aumentativo de chave?
Na frase «Ai de vocês, fariseus! Gostam de muitos cumprimentos em público», qual o significado da expressão «ai de vocês»?
Obrigado!
Gostaria de saber a pronúncia correta das palavras escopo e alopecia. Acredito que escopo se pronuncia com os dois ós fechados (ex: escôpô), estou certo? Já na palavra alopecia, acredito que a pronúncia seja com o ó fechado e com é aberto (ex: alôpécia), correto?
Agradeço a atenção!
Gostaria de saber se as abreviaturas A/C (ao cuidado de) e Att (à atenção de) devem ou não ser seguidas de dois-pontos («A/C Exmo. Senhor...», ou «A/C: Exmo. Senhor...»).
Obrigada.
Nesta manhã, a locutora de serviço no noticiário das 09.00h da Antena 1 dizia:
«O gelo que se dissolve na Antárctida...»
Não será mais correcto:
«O gelo que se funde na Antárctida...»?
Obrigado.
Gostaria de saber se existe o verbo perenizar.
Qual a forma correcta: «Acometido de ociosidade», ou «acometido por ociosidade»?
Os meus agradecimentos, desde já.
Gostaria de saber o que é uma expansão lexical.
Agradecia que, num primeiro momento, me confirmassem a correcção sintáctica das três frases seguintes no que diz respeito à concordância temporal:
1.ª) a — «Deveria haver pessoas que trabalhassem mais.», b — «Devia haver pessoas que trabalhassem mais.» [Penso que ambas as frases a) e b) estão correctas];
2.ª) «Deve haver pessoas que trabalhem mais.»
De seguida, pedir-lhes-ia, ainda, que dissessem se concordam com o facto de eu considerar a frase seguinte errada, nomeadamente no que se refere à forma verbal trabalhem (presente do modo conjuntivo):
3.ª) «Devia/deveria haver pessoas que trabalhem mais.»
E, finalmente, pedia que tecessem alguns comentários sobre a utilização dos tempos do conjuntivo nestas orações.
Muito obrigada pela gentileza!
Deve dizer-se «puxar dos galões», ou «puxar dos galardões»? Em termos de sentido, parecem-me ambos bem. Mas existe algum impedimento de usar qualquer um dos dois?
Muito obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações