O acto de separar a gordura da carne de um animal
Há alguma definição para o acto de separar a gordura da carne de um animal? Procuro um termo próprio para este acto.
Obrigado.
«Ordem do dia»
Quando me cabe redigir uma acta, tenho por hábito escrever com maiúsculas "Ordem de Trabalhos" ou mesmo "Ordem do Dia" tendo, por diversas vezes, sido chamado à atenção de que não devo usar maiúsculas mas sim letra minúscula.
Podem, por favor e justificadamente, informar-me sobre qual a forma mais correcta?
Obrigado.
A pronúncia de Scalabis (actual Santarém, Portugal)
Como se pronuncia Scalabis? Acentuando a antepenúltima, ou a penúltima sílaba?Os meus agradecimentos.
Sobressaturação, sobre-saturação e supersaturação
Gostaria de saber como se escreve correctamente as palavras: "sobresaturação" e "subsaturação".
Muito obrigada.
A pronúncia de em e de en nas palavras
Estou com dúvidas na pronúncia correta de "em" e "en" nas palavras.
Por exemplo (notação SAMPA):
vento /ve~ntu/ ou /veJ~tu/
pensar /pe~nsax/ ou /peJ~sax/
lembrar /le~mbrax/ ou /leJ~brax/
tempo /te~mpu/ ou /teJ~mpu/
No início e no final da palavra, estes encontros farão eJ~, ao que eu observo:
empregar /eJ~pregax/
também /t6~beJ~/
em [prep] /eJ~/
No Brasil, várias palavras podem ser pronunciadas das duas maneiras, e eu gostaria de saber se existe uma regra, ou versão mais "correta" para a pronúncia.
Muito obrigado.
Os gentílicos de Cambridge, de Liverpool e da Cornualha (Inglaterra)
Quais são os gentílicos de Cambridge, Liverpool e Cornualha (Inglaterra)?
Muito obrigado.
«Objectivos conflitantes» + «matéria de conflituosidade»
Devemos dizer objectivos "conflituantes", ou "conflitantes"? Em matéria de "conflitualidade", ou "conflituosidade"?
Muito obrigado.
Concordância do verbo com ambos
É correcto usar ambos com o verbo na 1.ª pessoa do plural, ou só se dever usar com a 3.ª pessoa do plural?
Ex.: «Ambos vamos ao teatro no sábado.»«Ambos vão ao teatro no sábado.»
Obrigada.
Acentuação de nomes de origem grega
Tenho sempre muitas vezes dúvidas quanto à acentuação correcta de palavras gregas em português. As minhas dúvidas actuais são como dizer as seguintes palavras: "Átrida" ou "Atrida"; "Artémis" ou "Ártemis"; "Heráclito" ou "Heraclito".
Tenho a certeza de que há muitos mais pares como estes que já me causaram dúvidas noutras alturas, mas estes são os exemplos de que me lembro. Agradecia se me pudessem esclarecer, e ainda mais se me pudessem dar uma regra para o caso geral.
Acerca do verbo transcrever
Gostaria que me fizessem o favor de esclarecer se o verbo transcrever se pode usar no sentido de «escrever tal e qual como se fala». É diferente da linguagem coloquial, e serviria, por exemplo, para uma afirmação no sentido pejorativo, como seja: «Este tipo não escreve, transcreve.»
Obrigado pela atenção.