O apelido (sobrenome) Munhoz
Quanto a grafia do sobrenome Munhoz, qual seria a forma correta na língua portuguesa?
A letra Z deve prevalecer como marca etimológica ou não?
Obrigado.
Marcas comerciais e itálico
Gostaria de saber se, quando, num texto (de qualquer género), se faz referência a um estabelecimento comercial de determinada marca, o nome dessa marca deve ser grafado em itálico (ver exemplo 1). E, a este propósito, se todas as referências a marcas devem apresentar-se em itálico, ou se há diferença a este respeito entre tratar-se de uma marca comercial (a) ou uma marca de outra natureza (b) (ver exemplo 2). Exemplo 1: — Fui ontem ao Continente fazer compras. Exemplo 2: (a) — Hoje comprei um computador [da] Asus. (b) — Viste o noticiário da SIC Notícias?
Exceto e «exceto de»
«Gosto de tudo, exceto DE quiabo.»
«Gosto de tudo, exceto quiabo.»
Qual é a correta?
Agradeço antecipadamente e aproveito o ensejo para dizer o quanto esta plataforma tem colaborado efetivamente para dirimir quaisquer dúvidas.
Grata.
A grafia de oceanos
Na frase "Vamos fazer um trabalho de pesquisa sobre os oceanos", há alguma regra ortográfica que valide a grafia do nome "oceanos" com letra maiúscula?
Obrigada.
Próclise e ênclise com porque
Gostaria que me dessem a vossa opinião quanto ao caso seguinte:
Na frase «O Fidalgo exigiu tratamento diferenciado porque terá idealizado a sua entrada no Paraíso», se substituirmos o complemento direto na oração subordinada adverbial causal, teremos como resposta correta "porque a terá idealizado" ou "porque tê-la-á idealizado"?
As expressões «até 20% de descontos» e «descontos até 20%»
Diz-se com «com até 20% de descontos», ou «com descontos até 20%»?
Títulos de obras ou de textos em manuscritos
Quando escrevemos num manuscrito títulos de obras ou de textos, como contos e poemas, etc., sempre me ensinaram, quando cheguei ao 8.º/9.º ano, que se deve sublinhar qualquer título deste tipo.
No entanto, recentemente, disseram-me que apenas títulos de livros são sublinhados. O resto (títulos de contos, poemas, etc.) é posto entre aspas. Eu aceitei, no entanto, continuou a haver esta diferença entre opiniões de pessoas que conheço.
Peço, então, se poderem explicar quando usar uma e outra, uma vez que vou fazer exame de português obrigatório (12.º ano), e gostaria de que não ser penalizada por uma coisa que aparenta ser tão simples.
«Município Araguaína» e «município de Araguaína»
Redijo diariamente atas em audiência trabalhista no Poder Judiciário da União (Brasil) e sempre vejo o seguinte:
«A testemunha reside no Município de Araguaína - TO»
mas poderia ser também:
«A testemunha reside no município Araguaína – TO»
Há espaço para a segunda colocação?
Obrigado.
A expressão «cinco contra cinco»
Em contexto desportivo, devemos falar de um campo de «cinco-contra-cinco» ou de um campo de «cinco contra cinco»? O mesmo se aplica, evidentemente, a «dez-contra dez», etc.
O termo alimentologia
Na página de uma empresa multinacional no setor da alimentação, lê-se o seguinte título:
«A Ciência da Alimentologia»
O termo "alimentologia" está bem formado? É correto o seu uso?
Obrigado.
