Como se chamam os naturais de Agualva?
«Para poder participar na festa a partir do seu computador precisa de ter uma personagem de madeira na sua casa digital.» (Quem precisa de ter um código é o utilizador.)
Após uma pesquisa online, cheguei á conclusão de que esta frase, devido a ser uma oração assindética, deveria ter uma virgula entre as palavras computador e precisa.
No entanto, foi usado o argumento contra, em que, devido a a segunda parte da frase ser consequência direta da primeira, o uso de virgula é incorrecto.
Será que me poderia elucidar se alguma destas formas está incorrecta?
Gostava de saber quando se usa o «ao qual» e «à qual». Por exemplo, numa frase do estilo «A mãe perguntou apenas como tinha corrido o dia, ao qual Alexandra explicou com poucas palavras», usa-se «ao qual», ou «à qual»?
Penso que, segundo a nova terminologia, já não se diz «área vocabular», mas, sim, «campo lexical».
Espero não estar a repetir uma pergunta, mas não é uma pesquisa muito fácil de fazer, neste caso. Segundo o dicionário online Priberam, ex já pode ser considerado um substantivo, significando alguém de um relacionamento anterior. Fiquei, no entanto, na dúvida quanto ao plural desta palavra. Dever-se-á dizer «os meus ex», ou há um plural mais correcto?
Gostaria de saber se arquipélago tem forma adjectival do mesmo modo que a de ilha é insular.
Gostaria de saber se, com a introdução do novo AO, palavras como Homem (Humanidade), Natureza (conjunto de todos os seres vivos), Sistema Solar e Via Láctea mantêm a inicial maiúscula.
Recebi esse e-mail e gostaria de saber se nas duas situações «vou ficar» e «estarei fazendo» encontramos o gerundismo, ou se seria gerundismo «vou estar ficando» e «vou estar fazendo».
«Queridos amigos, vou ficar até o próximo domingo afastada do PC pois estarei fazendo um congresso e com certeza não terei muito tempo para ver meus e-mails.»
Estou com uma dúvida quanto ao uso da vírgula em casos nos quais vejo orações coordenadas e subordinadas se associando.
Aprendi que, em orações coordenadas com diferentes sujeitos e ligadas pela conjunção e, é recomendável o uso da vírgula antes da mencionada conjunção.
Exemplos:
«O plano fracassou, e a polícia prendeu os criminosos.»
«Luís venceu, Joaquim perdeu, e Cláudio empatou.»
Fico na dúvida se a vírgula que antecede a conjunção e ainda seria indicada (ou se seria optativa ou mesmo proibida) se as orações fossem coordenadas entre si, mas também assumissem função de orações subordinadas. Tento formular a seguir um exemplo baseado na segunda construção acima. Nele, as três orações coordenadas também passam a ser orações subordinadas substantivas objetivas diretas:
«Soube que Luís venceu, (que) Joaquim perdeu, e (que) Cláudio empatou.»
Seria mais correto «Soube que Luís venceu, Joaquim perdeu e Cláudio empatou»?
Num caso como o que formulo a seguir, fico com a impressão (como leigo!) de que a vírgula mesmo interrompe a relação de subordinação, ainda que não afete a coordenação:
«Joaquim determinou que Ricardo fosse à repartição, e (que) José ficasse com a sua família.»
Não seria melhor «Joaquim determinou que Ricardo fosse à repartição e (que) José ficasse com a sua família»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações