Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Filomena Cláudio Funcionária pública Setúbal, Portugal 10K

Agradecia que me pudessem informar se ao abrigo do NAO se deve escrever num ofício, no local da assinatura, o título do subscritor (o Presidente, o Diretor, etc.) com letra maiúscula ou minúscula, sabendo de antemão que em texto é com letra minúscula.

Sou secretária de direção e preciso com urgência saber como escrever corretamente.

João Ventura Tradutor Lisboa, Portugal 14K

Qual destas frases está correcta?

– «Não se deve combinar pilhas novas e usadas.»

– «Não se devem combinar pilhas novas e usadas.»

Maria Palma Professora Lisboa, Portugal 27K

A minha dúvida é com as palavras microondas e microrganismo, segundo o novo Acordo Ortográfico. Encontrei alguns artigos sobre estas palavras, mas nenhum respondeu à minha dúvida.

Penso que a grafia correta é mesmo como escrevi: microondas e microrganismo. Gostava de saber se está correcto e, se estiver, qual a regra para dobrar o o e não dobrar. Microrganismo é a excepção?

Sandra Rodrigues Tradutora Porto, Portugal 8K

Ao discutir um texto com um amigo, deparei-me com uma frase que para mim não faz sentido: «Ao mesmo tempo que me apetece falar, também apetece-me vêr e ouvir. De gritar e mostrar todas as minhas ideias.» Este de no início da frase não me soa bem, uma vez que o verbo utilizado na anterior é o verbo apetecer e não «ter vontade». Segundo o meu amigo, este texto já foi revisto por uma professora de português que lhe disse que esta situação é possível de acontecer, uma vez que de pode ser usado como reforço de uma ideia e neste caso substituir o verbo. Sempre vi a palavra de como sendo uma preposição e não me faz sentido conjugá-la com o verbo apetecer. É possível esclarecer-me? Obrigada.

Mara Santos Dona de casa Mineiros, Brasil 22K

Na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade, e sua metodologia foi aplicada para a avaliação da qualidade dos serviços de informação», gostaria de saber se há erro de concordância verbal, ou seja, se o correto seria «Em ambos os estudos foram utilizados o conceito de qualidade...».

Maria Júlia Correia Artista Lisboa, Portugal 7K

Tenho visto várias vezes em livros o uso do tratamento tu para a realeza. Gostaria de saber se é errado, ou se é possível utilizar esta forma de tratamento em vez vós.

Francisco José São Marcos Amaral Médico Figueira da Foz, Portugal 9K

A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?

Joaquim J. Empregado de escritório Lisboa, Portugal 11K

Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.

Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.

Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?

Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?

Maria Joana Gomes Jurista Lisboa, Portugal 3K

A minha questão está relacionada com a utilização do hífen na expressão "advogado-estagiário".

Em textos jurídicos é raro aparecer o hífen a separar as duas palavras, mas a verdade é que também é comum a sua utilização em muitas outras ocasiões. Qual a forma "correcta"?

Dalila Queirós Desempregada Lisboa, Pirtugal 286K

Com o novo Acordo Ortográfico, os nomes dos dias dos meses passaram a escrever-se em minúsculas. E as abreviaturas passam igualmente a grafar-se em minúsculas?

Já agora: qual é a abreviatura de março, de maio e de junho (uma vez que a dos restantes meses não oferece dúvidas: janeiro/jan., fevereiro/fev., abril/abr., julho/jul., agosto/ago., setembro/set., outubro/out., novembro/nov., dezembro/dez.)?