Prezados senhores, gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:
Já li: «lançar um olhar restrospectivo para» e «lançar um olhar restrospectivo a». Qual das duas é correta? O mesmo em relação a: «entre o período de 6 a 9 de setembro» ou «entre o período de 6 e 9 de setembro». Qual das duas é a correta?
Por vezes, tenho lido esta expressão para designar o começo de algo: «Dar os primeiros passos de existência.» É correto o emprego desta expressão? Caso o seja, diz-se «da existência», ou «na existência»?
Meu muito sincero obrigado
A análise feita na consulta A função de se na frase «Um ruído se fez ouvir» também se aplica a frases tais como: «Eu me fiz entender»; «nós nos fizemos entender»? Me e nos seriam então pronomes apassivantes?
Obrigado.
Tem sido comum, principalmente na Internet, o uso de @ para identificar palavras que marcam o masculino e feminino. Este uso pode ser considerado correto e aceito pela «língua culta»?
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: as palavras emissor e recetor têm feminino? Poderei dizer: «Anne Frank é a emissora, e a sua amiga é a recetora»? Normalmente, utiliza-se emissora como «emissora de rádio»...
Obrigada.
Qual é a frase correta? «Deveria ter um link», ou «devia ter um link»?
Quando eu era estudante, ensinaram-me que não havia necessidade de utilizar aspas/itálico quando escrevia um latinismo. Atualmente, tenho procurado, mas não encontro qualquer regra a esse respeito.
Gostaria, se possível, de ser elucidada.
Será que este porco tinha uma perna a mais, a extra, de onde se tirou o fiambre? Será alguma raça de porcos que eu não conheço? Serão porcos transgénicos? Recentemente passou na televisão um anúncio sobre este tipo de fiambre em que explicavam os cuidados extra que tinham com a produção deste fiambre, obtendo-se assim um produto de qualidade superior a que chamaram «fiambre extra». Fiquei muito mais descansada por saber que extra era a qualidade do fiambre e não a perna do porco, porque, da forma como é dito, imagens de porcos com cinco pernas surgem imediatamente na minha imaginação… e não são imagens bonitas! Qual é então a forma correcta: «fiambre da perna extra», ou «fiambre extra da perna»?
Gostaria que me ajudassem a ajudar os meus filhos (estudantes de tenra idade)... Como se separam (em sílabas) as palavras sítio, pedaço, histórias e até?
Na oração «O mais importante é o fato de que os homens estão se abrindo para novos temas», como se classifica a oração «de que os homens estão se abrindo para novos temas»?
Ouvi em uma música uma rima diferente. Para mim, não se trata de rima rica ou rara. Tenho chamado de rima sofisticada, pois rima uma palavra com a sonoridade de duas palavras unidas que estão em versos diferentes.
A música se chama Drumemeis, de autoria de Zeca Baleiro. Precisa de ser ouvida para que se compreenda o que quero dizer.
Tonho de Zefa
endoidou, tomou um êxtase
e ficou metido a besta,
se ferrou, foi prò xadrez
Aqui, êxtase rima com a sonoridade de «besta/ se».
Como classificariam esta rima? Não me lembro de ter ouvido ou lido nada parecido. Existem outros exemplos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações