Micro-ondas, microrganismo e micro-organismo são as formas atestadas pelo Vocabulário Ortográfico do Português, assim como por outros recursos da aplicação do novo acordo (AO), o Acordo Ortográfico de 1990 (Vocabulário Ortográfico, da Priberam, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora; o Dicionário Universal, da Texto Editora).
A palavra microrganismo não é uma exceção definida pelo AO, é uma variante de micro-organismo. Trata-se de um caso de forma lexicalizada em que se deu a crase das vogais que ocorrem na periferia do elemento de formação e da base, forma essa já registada na tradição lexicográfica portuguesa e que importa manter. Assim, em microrganismo, a aglutinação resulta da atestação de uma forma que perdeu a composicionalidade (ou seja, esta palavra perdeu o valor de mera soma de elementos). Tal como os pares hidroelétrico e hidrelétrico, pré-existente e preexistente, as formas microrganismo e micro-organismo são variantes com motivação na variação linguística existente, em que os instrumentos lexicográficos, independentemente e antes da aplicação do AO 90, atestam mais do que uma forma possível para uma mesma palavra, sem que isso decorra de assistemacidades na aplicação do AO.
De qualquer forma, não podemos deixar de assinalar que a atestação de micro-organismo (forma facultativa, de variação ortográfica) se rege pelo estipulado na Base XVI do AO («Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação») sobre o emprego do hífen nas «formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento». Por isso, e por ser objeto de mudança, a palavra micro-ondas é assinalada como um dos exemplos desta regra.
Acrescente-se, ainda a propósito, que o Vocabulário de Mudança, da responsabilidade do ILTEC, regista a palavra microorganismo, forma anterior ao AO, como alvo de mudança1.
1 O Vocabulário de Mudança regista as formas anteriores ao AO, indicando as do português europeu (PE) e as do português do Brasil (PB), assim como a da nova grafia:
«Ortografia Antiga (PE) Ortografia Antiga (PB) Ortografia Nova: microondas; microonda; micro-ondas»
«Ortografia Antiga (PE) Ortografia Antiga (PB) Ortografia Nova: microorganismo; micro-organismo».
Nota: Agradeço a especial colaboração do linguista José Pedro Ferreira, do ILTEC (o caso das variantes microrganismo e micro-organismo).
Para possível consulta sobre o tema, ver em Base XVI: Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação, (Acordo Ortográfico de 1990).
N.E. [29/10/2016] – Cf. Bases XV, XVI e XVII do Acordo Ortográfico de 1990 + Guia para a Nova Ortografia + Acordo Ortográfico: o que muda? E, ainda, a exposição do gramático brasileiro Sérgio Nogueira em registo de vídeo: