Na frase «O comportamento dos soldados era bem-visto pelo comandante», como deve ser analisado sintaticamente o termo bem-visto? A frase me parece ter um "jeito" de voz passiva, à semelhança de «O comportamento dos soldados era admirado pelo comandante». «Pelo comandante» seria complemento nominal no primeiro caso e agente da passiva no outro?
Será que me podiam ajudar a classificar a última oração destas frases: «Isto é o que se deve fazer ao sal que não salga. E à terra que se não deixa salgar, que se lhe há de fazer?»?
A palavra felicidade (lat. felicitas) deve considerar-se como uma base lexical, e não uma palavra derivada sufixal de feliz (do lat. felix)?
Mais uma consulta em relação à pronúncia de siglas. Como me oriento, em termos de sílaba tônica, para pronunciar Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul). Digo "Símers", ou "Simérs"?
Existe a expressão «próximo presente»? Ou apenas «próximo passado» e «próximo futuro»? Por exemplo, no dia 10 de novembro, posso usar para o dia 5 de novembro «próximo presente»? Ou isso não existe?
Como se denominam os habitantes de Pragança?
(A aldeia de Pragança faz parte do concelho de Cadaval e não é a cidade de Bragança)
Quais as regras a seguir para alcançar o gentílico?
Nas regras da translineação, o hífen coloca-se no fim da linha onde se escreve, respeitando as regras da translineação, separando assim a palavra. Também se pode ensinar a colocar o hífen por baixo da palavra separada?
Gostaria de saber qual o plural de pôr-do-sol.
Na frase «O segundo rei de Portugal foi D. Sancho I [primeiro]», segundo é um adjetivo numeral. E em «D. Sancho I [primeiro]»? Neste caso, primeiro é qualificativo, ou numeral?
Recebam as minhas prolfaças pelo grande trabalho que se faz neste sítio relativamente à língua portuguesa. Gostaria de saber a razão pela qual a palavra campi não se escreve cámpi ou cȃmpi em português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações