Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paula Marinho Estudante Inhapim, Brasil 3K

Em qual dessas alternativas a pontuação está errada?

a. «Você sabia a resposta?»

b. «Seu silêncio, era um sofrimento.»

c. «Era linda como uma rosa!»

d. «Ele sempre a oferecia flores: adálias, jasmins e rosas.»

André Morais Engenheiro informático Lisboa, Portugal 10K

Quais as regras para a grafia do nome das marcas e modelos de produtos estrangeiros, comuns na linguagem corrente? Sei que os estrangeirismos devem estar entre aspas ou em itálico, mas como devem ser acomodados os números e versões de modelos dos produtos? Estarão correctas as seguintes grafias?

«Eu tenho um "iPod nano".»

«Ele tem um "Renault Mégane 1.5 DCI".»

Mais especificamente: dever-se-á manter a capitalização do P em "iPod"? Dever-se-á incluir nas aspas o "1.5 DCI" em "Renault Mégane 1.5 DCI"?

Vi aqui numa resposta que os nomes próprios estrangeiros já não precisam de estar em itálico ou entre aspas, como no exemplo dado do produto Word. Isso também se aplica a "iPod"?

Na grafia de estrangeirismos usados na linguagem corrente e referentes a marcas e respectivos modelos, dever-se-á manter a capitalização original dos nomes dos produtos? Escreve-se: «um "ipod" nano», ou um «"iPod" nano»? E deveremos grafar o nome composto entre aspas?

Luís Manuel de Jesus Santana Escritor de ficção Norderstedt, Alemanha 6K

Quais são os tópicos correntes na linguística corrente?

Pedro Monteiro Estudante Lisboa, Portugal 223K

Tenho duas dúvidas:

– Quando queremos agradecer a alguém por escrito, qual das duas formas é a mais adequada: «Obrigado, João!» ou «Obrigado João!»? A vírgula deverá, ou não, ser colocada?

– Já agora, quando usar «Obrigada» e «Obrigado», também ao nível dos agradecimentos?

Fátima Franco Estudante Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se o verbo deixar pode ser utilizado nas seguintes formas:

«Eu deixei ela fazer o que queria.»

«Eu deixei que ela fizesse o que queria.»

«Eu deixei-a fazer o que queria.»

André Araújo Auditor Natal, Brasil 5K

Gostaria de saber quando começamos um e-mail profissional ou pessoal, geralmente, colocamos o nome da pessoa ou um pronome de tratamento e logo depois uma virgula. Esta virgula está correta? E porquê?

Outra dúvida é sobre a expressão «gostaria de saber alguma coisa». Esse «gostaria de saber» está correto no início da oração?

Samanta Paralta Trabalhadora-estudante Porto, Portugal 15K

Na frase «Vou-vos contar uma história», qual a diferença entre usar o pronome e o verbo na segunda pessoa do plural? Por que não uso «Vou-lhes contar uma história»?

Alex Assunção Rebello Químico Indaiatuba, Brasil 10K

Tenho uma dúvida quanto ao uso do pronome se para coisas inanimadas e impessoais. Por exemplo: «A praça se esvaziou.»/«A praça esvaziou.»

Qual forma é a correta? «A porta abriu», ou «se abriu»?

«O copo caiu e quebrou» ou «se quebrou»?

Isabel Santiago Professora Porto, Portugal 13K

No segmento «Diz-se que o João é bom aluno?», a oração subordinada substantiva completiva desempenha a função de sujeito, ou complemento direto?

Penso que seja de sujeito, pois o verbo que a pede tem uma partícula apassivante (= «é dito») e, por isso, o complemento nunca poderá ser direto. No entanto, quer as soluções de exercícios quer os colegas a quem coloquei a questão dizem ser complemento direto.

Helinte Maia Aposentada Itatiba, Brasil 82K

Como classificar substantivos próprios quanto ao número de silabas? Posso dividir um nome próprio em sílabas? São dúvidas do meu neto.