Exmos. senhores, embora já tenha lido e relido as vossas respostas sobre siglas e acrónimos, continuo com dúvidas para classificar IPOR (Instituto Português do Oriente). É sigla, ou acrónimo? Grata pela vossa resposta.
Qual é o correto?
«Instrumentos solo», ou «instrumentos solos»?
Grato.
Gostaria de saber se, na classificação dos nomes próprios, como, por exemplo, Manuel, é correcto classificá-lo como grau normal.
Gostava de saber como distinguir aspeto habitual e iterativo. Igualmente, gostaria que me esclarecesse qual o valor aspetual das seguintes frases:
«Temos de acabar o trabalho até ao fim do mês.»
«Havemos de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.»
«Chegaram soldados durante horas.»
«A Maria chega sempre atrasada às aulas da manhã.»
«A Ana vai estudar com o João.»
Obrigado!
Devido à situação de renúncia do papa, só ouço e vejo notícias com o título «A resignação do papa» ou «O papa resigna». Apesar de resignar ser sinónimo de abdicar ou de renunciar ou mesmo de demitir-se, não seria mais correto os meios informativos referirem-se a esta situação como a «renúncia do papa» ou o «O papa abdica»?
Num exercício de um manual de Português aparecia como correta a ligação por hiperonímia entre Europa e Portugal, pelo que surgiu como dúvida se, tendo em conta essa lógica, Lisboa poderia ser considerada como hipónimo de Portugal.
Gostaria de conhecer a vossa posição.
Muito obrigada.
Hoje, dia 15 de fevereiro, durante a manifestação do povo no Parlamento [de Portugal], cantando Grândola, Vila Morena, a senhora presidente disse: «As pessoas que se retirem ou silenciem-se.» O verbo silenciar é reflexo neste caso? Posso dizer «silenciaram-me», mas não «silenciei-me»! É assim?
Obrigada!
Eu costumo seguir a regra de escrever estrangeirismos em itálico, mas recentemente fiquei confrontado com a palavra fecho-éclair. O que devo fazer numa situação destas? Escrever só a parte francesa em itálico?
Está certo dizer «Voltou com o ex-namorado», significando «Namora outra vez o ex-namorado»? Devo dizer que a primeira frase é muito usual em novelas brasileiras.
Obrigado.
Eu acabei de ler o livro A Capital, de Eça de Queirós. Fiquei na dúvida quando li estas duas frases: «Artur foi à redacção d'O Século» e pouco depois «Artur foi novamente ao Século». Nesta segunda situação, porque não escrever «foi a'O Século»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações