Gostaria que incluíssem uma abordagem, ainda que breve, sobre os dois seguintes erros:
1) embora que;
2) oxalá que...,
pois tenho vindo a assistir a uma ignorância tal, o que pode ser crucial para os utentes da língua portuguesa que não fazem recurso à gramática, já que se prendem em discursos de «supostos bons oradores».
Se a abordagem for feita pela consultora Sandra Duarte Tavares, era bom.
Como constatarão, com facilidade, o meu sobrenome é Landeiroto. Podem ajudar-me, fornecendo-me algumas "pistas" sobre a origem do nome? Sei que os mais antigos que conheço são da zona de Viseu.
Obrigado.
Qual a diferença entre nasalidade e nasalização?
Qual a origem do nome Aldeia Galega, tendo em conta que não é a única terra portuguesa com este nome?
Já encontrei a palavra filómato em vários livros, mas não encontro, em lado nenhum, o seu significado.
Recentemente deparei-me com um problema em traduzir um conceito do inglês para o português. Curiosamente, o problema está na selecção de um (ou mais) vocábulo português adequado. A palavra inglesa em questão é: auto-capitalization. O significado é a transformação automática de uma letra minúscula para maiúscula (por exemplo: antecede à letra um ponto final, e o dispositivo, identificando esta situação, colocará automaticamente essa letra em maiúsculo).
Expresso desde já os meus agradecimentos.
Tenho ouvido e lido agravante ora no masculino, ora no feminino. As duas formas estão corretas?
Como é que se classificam as orações na frase:
«Quer esteja no quarto, quer esteja na sala, de casa não saio»?
Qual a forma correta de se escrever o plural de palavras compostas, como jurídico-política e econômico-social? Essas palavras variam no gênero?
Da mesma forma que existe o verbo anualizar, é possível utilizar o verbo "semanalizar"?
É possível utilizar a palavra "semanalização" para descrever uma análise de dados com base periódica semanal?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações