DÚVIDAS

As expressões «por força» e «à lupa»
Gostaria de saber se existe alguma lista de locuções. Caso exista, podem-me indicar onde a posso encontrar? Porque estou com algumas dificuldades em saber se estou perante locuções ou simples complementos circunstanciais... Como por exemplo: em «por força da lei», a expressão «por força» é uma locução? Ou ainda: na frase «culpados à lupa», «à lupa» é uma locução? Seria esperado que os dicionários tivessem essa indicação? Agradeço muitíssimo a vossa atenção.
Sumários dos capítulos de um livro vs. epígrafes
Como se chamam os sumários que, nalguns livros, antecedem as narrativas dos vários capítulos? Uns são bastante curtos («Em que a donzela vai prosseguindo sua história», Menina e Moça, cap. II), outros mais esclarecedores («De como o autor (...) se resolveu a viajar na sua terra (...). Parte para Santarém. Chega ao Terreiro do Paço, embarca no vapor de Vila Nova (...). A Dedução Cronológica e a Baixa de Lisboa. Lord Byron e um bom charuto. Travam-se de razões os Ílhavos e os Bordas-de-água (...)», Viagens na Minha Terra, cap. I). Isto implica designações diferentes? Obrigado.
As terminações da 3.ª pessoa do plural no presente (indicativo e conjuntivo)
Uma das minhas maiores dificuldades, fruto de uma aprendizagem fora de Portugal, é saber quando devo utilizar o em ou am anexados às palavras. Por exemplo: "Despach(am/em)-se"; "Com(am/em)"; "Respond(am/em)". Há múltiplos casos em que fico na dúvida; outros consigo perceber pelo senso comum. Há alguma forma/regra para saber quando é que devo (ou não devo) utilizar determinada forma? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa