A palavra "infotoshopeável" pode ser considerada um neologismo? A partir do substantivo para o adjetivo?
Procurei o gentílico para os habitantes da minha freguesia, Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, e não encontrei nenhuma resposta. Assim, peço a vossa ajuda para o meu raciocínio.
1.º Não poderá haver um gentílico com base na etimologia, nem nas raízes históricas, uma vez que esta aldeia se chama: Aldeia de Santa Maria de Porco, mais tarde Porco. Foi na primeira metade do séc. XX que o presidente da Junta alterou o topónimo para o atual Aldeia Viçosa.
2.º A um habitante de Vila Viçosa, dá-se o nome de vilaçosense.
Assim, por analogia, poderíamos atribuir o gentílico de "aldeiaçosense" a alguém de Aldeia Viçosa. Ou "aldeiaviçosense"?
Obrigado.
Gostaria de saber qual a origem do apelido Cidade. Obrigada.
Desde sempre ouvi a expressão popular «andar à maluta com» com o significado de «brigar», entrar em conflito com algo ou alguém. Eu próprio me habituei a usá-la com alguma frequência. No entanto, não encontro a palavra maluta em nenhum dicionário de português e sou levado a pensar que se trata de alguma confusão ou equívoco da minha parte, que se foi enraizando.
O mesmo acontece com a expressão «às pijelhas», ou «pigelhas», não sei. Com o significado de fazer «às prestações», «a pouco e pouco».
Será que me podem esclarecer sobre estas duas expressões?
Obrigado.
Em Moçambique é comum ouvir frases como esta – «vou fazer banho» –, talvez por analogia a «vou fazer barba».
No português europeu, é ou não permitida a construção «vou fazer banho»?
Qual o diminutivo e o aumentativo de rã?
Obrigada.
Qual a forma certa?
«Não cheguei de ir, de realizar», ou «não cheguei a ir/a realizar»?
Qual o processo de formação de pontiagudo e abrilhantar?
Numa resposta dada em 20/06/2005, pelo vosso consultor Duda Guennes, diz-se: «Até 1911, com a reforma ortográfica no Brasil, baía escrevia-se com h: bahia.»
Dúvida: Reforma Ortográfica no Brasil? Em 1911, foi adotado o Formulário Ortográfico, mas apenas em Portugal. Penso que a introdução dessas regras ocorreu no Brasil apenas cerca de vinte anos mais tarde. Estarei enganado?
Obrigado e parabéns pelo generoso trabalho que põem ao dispor dos leitores.
Lembro-me de que, certa vez, ouvi um de meus professores comentar que substantivos abstratos, ao serem flexionados no plural, se tornam concretos.
Faz sentido sua afirmação?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações