A irregularidade do particípio passado do verbo escrever
O verbo escrever é um verbo irregular devido a o seu particípio passado ser escrito?
Agradeço o vosso sempre útil esclarecimento.
O modificador do grupo verbal
na frase «Formar (...) no parque de estacionamento»
na frase «Formar (...) no parque de estacionamento»
Depois de alguma discussão entre colegas sobre a forma verbal «formassem», que na frase «Com alguns sinais do alfange fez que um ou dois esquadrões formassem, com dificuldade, no parque de estacionamento do Areeiro,...» se considera intransitivo, gostaria de confirmar se a expressão «no parque de estacionamento» é, na verdade, um modificador do grupo verbal ou um complemento oblíquo. Quem forma (fazendo uma formatura), não implica fazê-lo num determinado espaço?
Obrigada.
«A candidata mais votada»
Dado que, em princípio, só os verbos transitivos directos podem ser usados na voz passiva, e que, segundo creio, algumas raras excepções são historicamente explicadas (a do verbo obedecer, por exemplo: cf. J. A. Peres e T. Móia, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, p. 209), gostaria de saber como se justifica uma frase como «A Ana foi a candidata mais votada». Pode dizer-se que se votou uma lei (e, portanto, que essa lei foi votada), mas não se diz que se votou um candidato...
Muito obrigado.
O nome próprio Afonsa
Gostaria de saber se o nome próprio "Afonsa" (variante feminina de Afonso) existe em Portugal.
Obrigada.
«Acartar com»
Em primeiro lugar, uma palavra de reconhecimento e agradecimento pelo excelente serviço prestado aos falantes do português.
O verbo acartar é frequentemente utilizado, sobretudo na oralidade, seguido da preposição com (por exemplo: «Passei a manhã a acartar com móveis»). Não será, nesta como noutras frases semelhantes, a preposição desnecessária, se não mesmo incorrecta?
Obrigado.
«Vossa Reverência»
Como me dirijo por carta a um Padre? «Vossa Excelência» ou «Vossa Reverendíssima» ou outra?
Obrigada.
Saraievo
Gostaria de saber qual a grafia mais correcta: "Saraievo" ou "Sarajevo".
Obrigada.
Como mencionar a dupla de escritores Lars Kepler
Alguns escritores têm vindo a trabalhar em dupla. A minha questão é a seguinte: na necessidade de pronunciar o nome do autor, por exemplo, Lars Kepler (pseudónimo de uma dupla de escritores de sucesso na Suécia: Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril), devo usar o artigo definido no plural ou no singular? «Os Lars Kepler» ou «o Lars Kepler»? E para o caso de querer referir obra e autor, pode-se escrever/dizer «O Homem de Areia dos Lars Kepler» ou o correto será mesmo «de Lars Kepler»?
Grato pela vossa atenção.
Como marcar os resultados desportivos:
com hífen ou com meia-risca?
com hífen ou com meia-risca?
O resultado de um jogo de futebol, por exemplo, deve ser marcado com hífen ou com meia-risca? Exemplo: dois a um deverá ser 2–1 (meia-risca) ou 2-1 (hífen)?
Obrigada.
«No fundo do largo da igreja ficava o circo»
Na frase «No fundo do largo da igreja ficava o circo», qual é o sujeito e o predicado? E como se justifica a análise?
Obrigada.
