Como se diz? «Creme "reafirmante"» ou «creme "refirmante"»?
Os dois termos são utilizados por diferentes marcas de cremes.
Qual o significado do nome fiada no conto "O Sésamo" (Novos Contos da Montanha) de Miguel Torga?
Exemplos: «A fiada estava apinhada naquela noite» e «A fiada acabou tarde...»
Existindo as palavras confrade e confraria, por que razão não é reconhecida a palavra "confrádico", para designar o movimento das confrarias? É uma palavra muito em uso naquele mundo associativo, como: «saudações confrádicas» ou «movimento confrádico».
Obrigado pela atenção.
Relativamente à análise sintática da frase «Ana viu a sombra do anão», qual a função sintática do segmento «do anão»?
Poderíeis informar o modo correto de escrever o adjetivo relativo ao substantivo «sumo sacerdote»: "sumossacerdotal", "sumo-sacerdotal" ou "sumo sacerdotal"? Eu creio que a primeira forma seria a correta: "sumossacerdotal". Neste caso, o plural seria "sumossacerdotais". Se não, como então seria?
Antecipadamente agradeço a vossa atenção.
Há dias consultei o dicionário online da Priberam. A palavra do dia era horizontalismo [s. m.] e eram apresentados três significados, sendo que o terceiro, de carácter informal era «atividade de prostituta. = Meretrício».
Uma vez que nunca ouvi/li a palavra com este significado, indaguei junto de outras pessoas, portuguesas e brasileiras, se conheciam o termo com este significado, mas todos me disseram que não conheciam.
A questão que coloco é: qual a origem do termo com este significado informal indicado no referido dicionário.
Obrigada.
Porque é que muitas vezes vejo escrito e ouço na televisão as palavras espectador e expectativa como se não tivessem c ou o c não se pronunciasse ?
Qual é a forma correta?
Encontrei frases como as seguintes:
a) Há quinze dias a Joana zangou-se com a Rita.
b) Há um ano que estudo o português.
c) Comecei a estudar o português há um ano.
Gostaria de saber quando é que a expressão «há algum tempo» é seguida por que? Porque é que na frase a) não está esse que depois de «há quinze dias», seria por causa do tempo verbal? Ou seja, se for um verbo no pretérito perfeito, como é o caso das frases a) e c), seja como for a ordem da frase, não se pede o que? E ao contrário, quando o verbo estiver no presente, é obrigatório o que?
Obrigada!
A minha pergunta é muito simples: o nome fantasma é um nome sobrecomum ou comum de dois?
Obrigada.
Li algures que Coimbra tem um barco turístico chamado "Basófias". O nome vem obviamente da designação carinhosa que se dava (e talvez ainda dê) ao Mondego, que bazofiava na época das chuvas, com tão grande caudal, para ficar reduzido no Verão a fiozinhos de água, serpenteando por entre a muita areia. A minha dúvida tem a ver com a grafia. Neste sentido específico, deve escrever-se "Basófias" (com s)?
Desde já agradeço a vossa resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações