Qual é a forma mais correcta da seguinte frase: "vai ser possível corrigir todos os erros para que não haja(m) consequências negativas no desenrolar do projecto"?
De acordo com outras perguntas e respectivas respostas, parece-me que são possíveis as duas formas do verbo, embora a frase me 'soe' melhor com o verbo no singular!
Obrigado.
Diante de uma dúvida que dividiu as opiniões entre o nosso grupo, gostaria de saber se a palavra PETROBRAS deve ser acentuada, mesmo se tratando de uma sigla.
Grato pela atenção dispensada.
Gostaria de saber o significado e a origem da palavra anafórico.
Gostaria de saber o significado da palavra repristinatório.
Por imperativos legítimos de igualdade, agora temos mulheres na tropa e, possivelmente, alferes com licença de parto. Gostava de saber como é que os e as militares estão a denominar na prática vários nomes que, até há pouco, só eram utilizados no masculino. Em alguns casos, como militar, grumete, guarda-marinha, alferes, almirante, o nome será invariável (alferes vem do árabe "al-fáris", «cavaleiro; escudeiro»; e, apesar do seu carácter masculino, parece-me aguentar os dois géneros...). Mas soldado? E cabo, furriel, sargento, piloto, aspirante, tenente, capitão, comandante, capitão-tenente, major, tenente-coronel, coronel, chefe de Estado-Maior, brigadeiro, comodoro, general, marechal, comandante-chefe?
Pode o precioso Ciberdúvidas fazer um balanço das novas denominações femininas das forças armadas portuguesas?
Muito obrigada.
Gostaria de saber se a frase seguinte é correcta: "Podemos afirmar que o texto se trata de uma imitação?".
Como se escreve em português o nome do filósofo Philiponus (esta é a versão em inglês)?
O que é essência da oração, integrantes da oração e acessórios da oração, e quais são as classes gramaticais?
Em alguns dicionários de inglês para português a tradução de "seventeen" é feita com "dezessete".
Ao contrário, em vários dicionários de língua portuguesa, está escrito "dezassete".
Qual a razão desta diferença?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações