Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
E.P. Portugal 3K

Agradeço a resposta de F. V. P. da Fonseca, no entanto, vejo no dicionário a seguinte definição para doutora: "mulher que recebeu o grau de doutor". Pergunto o seguinte: será que isto quer dizer que o grau que é dado pelas universidade é sempre o "grau de doutor"? Não existindo assim um "grau de doutora"?

Ana M. P. Brasil 104K

O substantivo ar-condicionado tem plural ou devemos usar a expressão "condicionadores de ar"?

Eugênio Geppert Chicago, EUA 13K

Num livro sobre fonética (Fonética e fonologia do Português por Thais Cristófaro Silva, p.210), eu descobri o nexo "se e somente se". Parece que esta conjunção exige o infinitivo no verbo que segue, como nestes exemplos:

1. Uma categoria será governada ou será dependente de uma outra categoria se, e somente se, um arco conectá-las. (do livro de Cristóforo Silva)

2. Enquanto você estiver cuidando da casa, entregue a chave às pessoas interessadas se, e somente se, mostrarem uma identificação (exemplo da minha professora de Português).

Está certo assim com infinitivo pessoal? É possível com outras formas dos verbos também?

Vítor Frias Aveiro, Portugal 5K

Se logótipo é palavra esdrúxula, devidamente acentuada na segunda vogal (tal como estereótipo, etc.), digam-me, por favor, porque só se ouve dizer na televisão "logotípo", como se fosse palavra grave? Não é caso para um Pelourinho? Já agora ponham também essa pérola da RTP: "vaidosismo". Os portugueses (dizia o jornalista que reportava ao tal "logotipo" humano feito/visto neste fim-de-semana, no Estádio Nacional) "têm razões de mostrar grande 'vaidosismo'!!"...

E esta?

Neide Santos Brasil 6K

Quando eu digo a forma verbal "falemos" em que tempo e modo está conjugada? Sei que está na 1.ª pessoa do plural, mas é pretérito ou futuro?

Gisele Bicalho Brasil 13K

Para escrever corretamente sub secretário é adequado o uso do hífen ou não?

Ília Branco Portugal 38K

Tenho visto em todos os manuais técnicos e outros livros como romances, etc., na língua Inglesa e Portuguesa que os títulos dos capítulos, sub-capítulos são escritos com letra maiúscula, quero dizer todas as palavras constituintes do título excepto os artigos e as preposições. No entanto quando fiz a escolaridade secundária aprendi que apenas a primeira letra da frase se escreve com letra maiúscula e dos nomes próprios.

Gostaria de saber que regra está subjacente a este modo de escrever os títulos.

Agradeço desde já a vossa resposta.

Chris Ignacio Professor EUA 7K

Sou professor, e tenho andado à procura da tradução do «Report card» em português.

Cá nos EUA, nas nossas escolas, usamos "report cards" para avaliar o progresso académico dos nossos alunos. É um "cartão" onde escrevemos as notas dos vários cursos que o aluno faz.

Cordiais cumprimentos.

João Luiz Figueira Portugal 3K

Por favor, embora eu fale poliedro, tetraedro, etc. com o e aberto (é), li algures que diedro se pronuncia corretamente "diêdro". Ora, então qual o correto? Nos dicionários que consultei ninguém faz menção à pronúncia correta desta palavra.

Aproveitando também, só ouço as pessoas falarem "levógiro" e "dextrógiro", mas li no dicionário Aurélio que o correto é a forma paroxítona, ou seja, levogiro e dextrogiro. Gostaria muito que me dirimissem esta dúvida.

Atenciosamente.

Higino Espada Portugal 11K

Um dia estava a discutir com o meu pai e surgiu uma dúvida. Como é que se escreve "Ficha ou Fixa" eléctrica? Já encontrámos em dois dicionários escrito "fixa".

Por isso, fico sem saber se é "fixa" eléctrica ou "ficha" eléctrica.

Obrigado!!!