No dicionário de Língua Portuguesa que tenho em casa refere-se coqueluche como galicismo e sinónimo de "tosse convulsa".
No entanto tenho ouvido na televisão referirem-se a esta palavra noutro sentido – mais propriamente pessoa importante/famosa numa equipa, etc.
Gostaria que me informassem se este novo sentido é válido.
Qual é que está correcta? Resimular ou ressimular?
Com a expansão da informatica-electrônica aos produtos de consumo como gravadores de video e temporizadores é necessário a conversão de texto- ex. Inglês- para Português. Neste contexto quais os caracteres- somente 2- que em Português definem os dias da semana( segunda-feira, terça-feira, etc)?
No que diz respeito às unidades que têm por designação nomes próprios (Newton, Pascal, etc.) soube que o seu plural se mantém imutável.
Assim, penso que deve dizer-se "10 Newton" e não "10 Newtons" como foi afirmado numa resposta anterior.
Gostaria que confirmassem novamente esta questão pois a fonte onde obtive esta informação merece tanto respeito quanto a equipa do "Ciberdúvidas".
Obrigado e parabéns por esta iniciativa excelente.
No Brasil, parece tendência o uso do mesmo como pronome "ele" ou "o".
Que, acredito empobrecer o texto.
Observe o trecho de um relatório:
"... que não só indicaram aumento dos trabalhos, como exigiram maior esforço na elaboração dos mesmos."
A pergunta seria, qual seria a melhor forma de mudar esse final "dos mesmo"? usando o possessivo "sua"? ficaria assim "esforço na sua elaboração". Há melhor maneira?
Grato.
É correcto dizer-se "para um desempenho optimizado" ou "numa travagem opimizada"?
Ou seria mais correcto dizer-se "para um desempenho óptimo"?...
Existe o verbo optimizar. Existe o substantivo optimizaçao, supostamente utilizado em economia.
Tenho dúvidas em relação à utilização destas palavras, e agradecia os vossos esclarecimentos.
Que língua era falada no Brasil antes da colonização?
Existem traços desta língua no português atual / actual? (eu queria alguns exemplos se a resposta for positiva).
Eu gostaria de saber se, em vez de uma oração explicativa, pode-se usar um adjetivo / adjectivo de caráter / carácter explicativo intercalado por vírgulas. Por exemplo: "A Terra, azul, é bonita", em vez de: "A Terra, que é azul, é bonita". Essa dúvida provém de que tenho visto frases em que um adjunto adnominal explicativo aparece entre vírgulas: "Dom Casmurro, de Machado de Assis,...".
Por favor, enviem-me resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações