Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Graça Fernandes Portugal 6K

O verbo no infinitivo escreve-se com g, mas junto ao "a" como é?

Sílvia Santos Estudante Faro, Portugal 11K

Agradeço que me resolvam uma dúvida: pode aceitar-se "destabilizador" ou é preferível usar a forma "desestabilizador"? Obrigada.

Lígia Maria Winter Brasil 2K

"Em 99, a Unorp contava com 3500 estudantes, este ano o número passa dos 5 mil." Neste caso, não deveria ser "neste" ao invés de "este"? Se sim, onde está a justificativa na gramática?

Lígia Maria Winter Brasil 2K

«Se você acha que o tupi hoje pode ser considerado uma língua morta, está enganado.» Qual a função sintática de "tupi" e de "considerado"?

Lígia Maria Winter Brasil 25K

"O jornal divulga a relação de problemas que o crescimento de alunos está provocando, desde... até...". Neste caso, qual a função sintática de "problemas"? E de "desde...até..."? (Obs.: os ... referem-se a partes do texto muito grandes)

Ainda no caso acima, deve ter vírgula antes de "até" ficando "desde..., até...."?

Lígia Maria Winter Brasil 4K

"O jornal procurou falar com os estudantes e divulga a relação de problemas que aquilo está provocando". Não seria "divulgar" pois é o auxiliar de "falar" ou pode ser os dois?

Lígia Maria Winter Brasil 5K

"O Centro Universitário cresceu e, com ele, os problemas aos alunos." O "aos" está correto? Se não, qual a justificação gramatical? Além de dizer o problema (concordância, etc.) pode me dizer a função sintática dos dois termos?

Paulo Ramos Queluz, Portugal 154K

Podem-me dizer por favor o plural de demão? Creio que é demãos, mas não tenho a certeza.

Pedro Macedo Portugal 6K

Existe uma rede global em expansão de projectos chamados "ecovillages" tratando-se de comunidades de 50-2000 pessoas, urbanas ou rurais, partilhando princípios ecológicos, comunitários e/ou espirituais.

(http://www.gaia.org)

Trata-de de criar comunidades sustentáveis, com um elevado nível de qualidade de vida, que sirvam como modelo de desenvolvimento.

Pretendo começar a divulgar o conceito em Portugal e para isso queria "instituir" uma designação "oficial" para estes projectos.

O termo que tem reunido mais consenso é eco-aldeias. Tem a vantagem de ser facilmente memorizável e de ser próximo da tradução espanhola ecoaldeas (já que se pretende globalizar o conceito).

A questão é se será mais correcto eco-aldeias ou ecoaldeias ou qualquer outro termo...

Jorge, Paula e Olinda Portugal 3K

Na frase «O velho ensinou o rapaz a pescar.», podemos considerar «o rapaz» como complemento directo e «a pescar» como complemento indirecto?

Gostaríamos que justificassem a resposta e enviamos os nossos sinceros cumprimentos.