DÚVIDAS

Croça ou crossa?
Acho óptimo e mesmo fundamental que em Portugal nos entendamos, oralmente e por escrito, em bom português. Mas tal é, admitamos, frequentemente difícil, complicado e frustrante. Tenho visto com muita frequência citado em Ciberdúvidas o Dicionário Aurélio, que não conhecia mas depreendi ser redigido e editado no Brasil. Há algum tempo inquiri Ciberdúvidas sobre a grafia correcta de "croça", se assim se com ss. Foi-me respondido ser "croça", o que mais não fez do que confirmar o que eu encontrara em todos os dicionários de língua portuguesa que conseguira consultar e numa Enciclopédia Luso-Brasileira, aparecendo referida "crossa" como forma erradamente usada. Ora hoje mesmo pude folhear um exemplar ("para o ano 2001") do tão citado Dicionário Aurélio, e tal não é o meu espanto quando vejo "crossa" como a palavra correcta, sendo "croça" uma forma "errônea" (isto é, errónea)! Então em que ficamos?! Será que o tal de Dicionário Aurélio não é antes um dicionário de língua brasileira?... Assim, é, realmente, muito difícil e frustrante. Muito obrigado a Ciberdúvidas pela vossa existência e pelo vosso trabalho e esforço.
Sistema pronominal - usos incorrectos
Estou fazendo uma disciplina chamada Visão Crítica da Gramática, na qual trabalhamos com gramáticas normativas e descritivas. Nossa turma recebeu a tarefa de achar exemplos do uso de pronomes pessoais tais como: A 3.ª pessoa do singular pela 1ª pessoa do singular; A 3.ª pessoa do plural pela 1ª pessoa do plural ; A 3.ª pessoa do singular pela 2ª do singular; A 3.ª pessoa do plural pela 2ª pessoa do plural; A 2.ª pessoa do singular pela 3ª pessoa do singular; A 1.ª pessoa do singular pela 3ª pessoa do singular; A 1.ª pessoa do plural pela 3ª pessoa do plural; A 2.ª pessoa do plural pela 3ª pessoa do plural; A 1.ª pessoa do singular pela 2ª pessoa do singular; A 2.ª pessoa do singular pela 1ª pessoa do singular; A 1.ª pessoa do plural pela 2ª pessoa do plural; A 2.ª pessoa do plural pela 1ª pessoa do plural; A 2.ª pessoa do plural pela 2ª pessoa do singular; A 1.ª pessoa do plural pela 1ª pessoa do singular; A 2.ª pessoa do singular pela 2ª pessoa do singular; A 1.ª pessoa do singular pela 1ª pessoa do plural; A 1.ª pessoa do plural pela 2ª pessoa do singular; A 2.ª pessoa do plural pela 1ª pessoa do singular; A 2.ª pessoa do singular pela 1ª pessoa do plural; A 1.ª pessoa do singular pela 2ª pessoa do plural;    O problema é que estamos completamente perdidos, pois alguns colegas estão trabalhando por uma ótica "subjetiva" (ex.: "Ai, como eu sou bom!" - referindo-se debochadamente a outra pessoa), e outros pelo uso enquanto forma verbal (ex.: "Foram na aula de sexta?" - no lugar de fostes - tu). Precisamos de uma dica pra esclarecer nossas dúvidas e nortear nosso trabalho!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa