Podemos dizer: a má circulação devida à idade? Ou devido à idade?
Em que livro(s) eu posso encontrar um estudo detalhado sobre lingüística?
Devem conter pelo menos os assuntos abaixo:
Noções de teoria do signo lingüístico. Linguagem, língua e fala; significante e significado; a teoria da enunciação e a produção do texto escrito: enunciação e enunciado; processo de enunciação e funções da linguagem. Texto e discurso. Intertextualidade e polifonia. Textualidade: coesão e coerência. Dialetos e registros. A variação lingüística na Língua Portuguesa do Brasil. A variação lingüística e a construção do texto escrito. Formalidade e informalidade. Gêneros textuais.
Num verso de Rodrigues Lobo, surgiu a dúvida quanto à classificação morfológica da seguinte forma verbal: «A ti foi-te trocando a grossa enchente». A minha dúvida é como classificar esta forma verbal: é uma forma composta mas não pode ser considerado um tempo composto porque dessa forma utilizar-se-ia o particípio passado e não o gerúndio. Poderá ser uma construção perifrástica em gerúndio ou o verbo ser não pode ocorrer como auxiliar perifrástico?
Obrigado.
Pergunto se existem "opiniões mais radicalizadas"?
A frase: "muitos gostariam de ser presidente da câmara, por um dia que fosse" (em oposição a fossem), será correcta?
Ouso discordar de Teresa Álvares, a sempre sólida consultora de Ciberdúvidas, na resposta que deu à consulta sobre o verbo dormir. Diz ela:
"Dormir é um verbo intransitivo, como viver, morrer, andar, etc. etc. Não admite conjugação pronominal na norma culta."
Há situações em que dormir pode ser verbo relativo ("dormiu com a amante", no sentido de ter relações sexuais) e até transitivo direto ("dormiu o sono dos justos").
Teria muito prazer em conhecer a reação da estimada consultora a estas ponderações, que ofereço como estímulo ao bom debate, e não com ânimo polêmico.
É correcta a formação da palavra "dissenso", como contrário de consenso? (Com um ou com dois 'ss'?) Não a encontro em dicionários que possuo, mas já são um pouco antigos.
A propósito da frase "sejam lá quais forem as dificuldades encontradas", objeto de consulta anterior, fiquei curioso por saber como analisar sintaticamente essa frase. Poderiam fazê-lo, por favor?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações