Será possível esclarecerem-me sobre a diferença entre inquérito e questionário? É que a minha professora de Português pediu para fazermos um questionário (uma série de perguntas aos nossos colegas sobre hábitos de leitura) e disse que deveríamos intitular o trabalho de Inquérito.
Qual devemos usar?
Muito obrigada pela vossa ajuda.
Quero fazer um dicionário de Miguelês, ou seja, a linguagem do meu filho de dois anos. Como acho que só ficará completo com a transcrição fonética das palavras, venho-vos perguntar se me podem enviar (ou se sabem onde posso encontrar) uma tabela onde constem todos os sons, a forma de os representar e, se possível, com exemplos.
Obrigada.
Sou professora de Língua Portuguesa em Évora. Gostaria de saber qual o significado e origem da palavra "Intifada" que se utiliza comummente na guerra entre israelitas e palestianos. Obrigada antecipadamente pelos esclarecimentos.
É comum encontrar em qualquer texto da imprensa diária (e outros) a palavra credibilização.
Estava a escrever um texto no qual tencionava utilizar a referida palavra... como tive dúvidas consultei o Ciberdúvidas e dicionários 'on-line' e não obtive quaisquer resultados... a pergunta então é: a palavra credibilização existe? Se sim, porque não se encontra em dicionários? Se não, porque é que tanta gente a escreve e diz?
Existe esta palavra em português? Em francês existe continuiste para designar os instrumentistas que acompanham um coro!
Se o particípio passado de vir é vindo e o de intervir é intervindo, será que o particípio passado do verbo ressarcir é ressarcindo ou ressarcido?
Parabéns pelo excelente serviço público aqui prestado!
Grato pela atenção.
Meu nome é Daniela, sou do 3.° ano do ensino médio, estou dando Fonética.
Hoje tive uma aula sobre encontros vocálicos. Ditongos, tritongos, hiatos.
Meu professor explicou que é usado como padrão o jeito de se falar do Rio de Janeiro. Então, tinha um exercício que pedia para se dizer em quais palavras havia ditongos e quantos.
Então, apareceu a palavra viuvez. Quando eu falo viuvez, eu pronuncio os fonemas /v/i/u/v/ei/s, certo?? Com um ditongo /ei/? Assim como em vez, /v/e/i/z, certo?
Meu professor diz que não tem /i/, mas pelo que eu entendi, eu pronuncio o i.
Certo???
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações