Por favor, gostaria de saber se é correto acentuar termos como "eupnéico", "taquipnéico", sendo que na prática diária usamos estes termos com o som grave para a vogal "e". Há alguma diferença, neste caso, quanto ao português do Brasil ou de Portugal?
Agradeço muito seu auxílio.
Há algum tempo que uma coisa me anda a perseguir. É o seguinte: quando tratamos alguém por tu! Quando é que se usa o traço ou hífen e quando não se usa a escrever tipo disse-te ou dissete?
Existem palavras que utilizam e outras não; podem-me ajudar?
Sou professora de português e aluna de pós-graduação em língua portuguesa. Gostaria de saber em que regra de acentuação gráfica enquadra a palavra "estréiam"?
Na frase "os exercícios de Kegel consistem em contrair os músculos pélvicos (...) e, de seguida, em descontrai-los", qual é a forma correcta desta última palavra: descontrai-los ou descontraí-los?
O corrector ortográfico do meu computador não reconhece esta última, embora me pareça correcta.
Obrigada.
Gostaria de saber se o segundo termo é correcto. Se sim, qual o seu significado, e que é que o distingue do primeiro? (O Dicionário da ACL não me esclareceu inteiramente.)
Obrigado.
Gostaria de saber alguma coisa sobre o "estado do poema", "versificação", "ritmo do poema", "som".
Sempre fui ótima aluna em Português, mas esse ano estou sentindo dificuldades. Estou na 8.ª série.
Gostaria que me mandassem dicas para saber identificar e como aprender mais sobre essa "orações", mande-me folhetos explicativos, etc.
Agradeceria muito!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações