Bom dia, gostaria de saber os nomes que indicam um certo espaço de tempo, assim como o lustro (5 anos). Quais os outros nomes da mesma forma?
Todos sabemos que o "b" trocado pelo "v", em boa parte da geografia portuguesa é "contágio" da proximidade espanhola.
Mas, o que dizer da pronúncia hoje utilizada em Lisboa (em especial nos chamados "meios de comunicação social"):
melitar para militar
facelitar para facilitar
maia para meia
sexta-faira para sexta-feira, etc.
Que origem têm estas distorções tão feias, deselegantes e levadas ao ar pelas nossas rádios e televisões com tanta frequência?
Sou estudante de Letras e tenho encontrado divergência quanto à separação silábica da palavra transatlântico. Qual forma é a correta?
Significado da palavra cerebrum (cérebro em latim)?
Origem da palavra?
Quais as palavras unidas que formam esta palavra e seus significados?
Gostaria de saber se a palavra "destinatário" existe como adjectivo na língua portuguesa. Os meus dicionários só indicam a forma como substantivo masculino. No entanto, vários textos da Internet (até textos de ministérios portugueses) utilizam formas como "entidade destinatária", "Estado destinatário", etc.
Sou professora de Português, em Lisboa, e aproveito para manifestar o meu apreço por este ‘site’, que utilizo frequentemente e me tem ajudado a esclarecer muitas questões da nossa língua.
Já tentei encontrar no Ciberdúvidas resposta à dúvida que vou colocar, mas sem sucesso. Peço desculpa se, eventualmente, o esclarecimento já foi feito. A dúvida é esta:
Dado que o til é um sinal de nasalidade, gostava de saber se se mantém nos diminutivos, que tornam a palavra grave, ou se se deve omitir.
Ex.: Joãozinho ou Joaozinho, orgãozinho ou orgaozinho?
Para mim faz mais sentido a primeira forma, mas, uma vez que o til, em palavras que não tenham outro sinal gráfico, marca também a sílaba tónica, fiquei sem saber qual é a forma correcta.
Agradeço desde já a vossa atenção.
É legítimo o uso da expressão "ora bem"? Soa-me como castelhanismo.
Consultei o novo Dicionário da Academia das Ciências e fiquei admirada por não encontrar este vocábulo, o qual é muito usado na linguagem corrente.
Será que estamos a utilizá-lo erradamente?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações