José Neves Henriques, em 29/4/98, respondendo a uma dúvida ("XX.ª Conferência") de um consulente, disse: "Devemos escrever XX.ª Conferência, porque temos aqui um numeral ordinal: vigésima. Se escrevermos XX Conferência, leremos vinte conferência, porque estamos em presença dum numeral cardinal. Mas podemos escrever Conferência XX, isto é, conferência número vinte, igualmente numeral cardinal."
É por essa razão que devemos dizer Parque Eduardo (VII) Sete, e não Parque Eduardo (VII) Sétimo? D. João I passa a D. João Um, deixando de ser D. João Primeiro?
Fiquei com curiosidade sobre o significado da expressão "no calor da hora", mencionada numa das respostas de hoje (21/11/01).
Sou fisioterapeuta e vivo em Viseu. Gostaria que me explicasse qual a diferença entre culto e erudito. Obrigada.
Num ofício de um departamento de um ministério surge a seguinte frase: «Relativamente aos problemas anteriormente detectados, constata-se que as correcções introduzidas foram de molde a superá-los totalmente».Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o uso do vocábulo molde, que não me parece inteiramente correcto.
Na excelente resposta de Ernesto Rodrigues, datada de 21 de Novembro, refere-se M.L. como correspondente do escritor espanhol Miguel de Unamuno. Mas quem é este M.L.?
Preciso saber onde posso comprar um prontuário que indique diferenças entre o port. europeu e o port. do Brasil.
Agradecido.
Como se deve fazer a pontuação de um período em que o falante faz uma citação direta de sua própria autoria (especialmente quando essa citação for uma pergunta ou uma exclamação)? Usam-se as aspas? Inicia-se a citação com letra maiúscula?
Ex.: Naquele momento, perguntei: "Até (ou "até") quando os homens recorrerão à guerra para resolverem seus conflitos".
Obrigado.
O verbo ser sofre variação na expressão “o que seria de”, por exemplo: o que seria de nós ou o que seríamos de nós; o que seria de nossas monografias se não fossem as gramáticas ou o que seriam de nossas monografias se...?
Gostaria de saber o que querem dizer as expressões conotativas abaixo:
1) Língua não tem osso.
2) Boca da noite.
3) No calor da hora.
4) De hora em hora, Deus melhora.
Eu preciso conhecer os gentílicos dos estados brasileiros.
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações