DÚVIDAS

Verbos pronominalizados
Agradecia que me conjugassem os verbos seguintes, pronominalizando-os: 1. Ninguém __________(ausentar-se) sem ter licença antes de __________(chegar-se) a um acordo. 2. Depois de _________ (despedir-se) dos amigos eles _________ (dirigir) para o comboio. 3. Antes de entrarem, ainda __________(voltar-se) e disseram adeus. 4. A mim ninguém _______(dizer-me) nada, mas se (ter-me dito) alguma coisa, eu (ter-se) justificado. 5. Ao _________ (encontrar-se) após tantos anos sem ________ (ver-se) nós _________ (abraçar) comovidos.
Como se pronuncia apodo?
Carvalho Costa, em "Gentílicos e Apodos Tópicos de Portugal Continental", 1973, p. 275, transcreve do "Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português", de Vasco Botelho de Amaral: «Apodo: (...) pronuncia-se modelarmente -pó- e não -pô-, tanto no substantivo como no homónimo verbal apodo (...).» Todavia, se consultarmos, por exemplo, o "Vocabulário Ortográfico Resumido da Língua Portuguesa", da Academia das Ciências de Lisboa, 1970, vemos que grafa "apodo (ô)". Como se pronuncia, afinal, o substantivo (que não a forma verbal de apodar): "pô" ou "pó"?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa