Julgo que é correcto designar pelo termo em epígrafe o travamento de uma estrutura, por meio de tirantes, a fim de assegurar a sua estabilidade. Mas não consigo encontrar o termo nem nos meus dicionários nem enciclopédias.
Ao assistir ao programa "Magazine", na nova 2, fiquei a saber que irá ser lançada uma nova edição da obra clássica "Eneida" de Vergílio. Ora, eu sempre conheci o dito autor como Virgílio. Sempre se utilizaram as duas grafias? Se sim, qual a forma mais usual?
Gostaria de saber o nome correcto da palavra "massetero", que é um músculo do maxilar de um cão de presa.
Em espanhol sei que existe. Mas gostaria de saber o nome em português.
Muito obrigada.
Agradecia a vossa resposta à seguinte dúvida:
Porque se escreve síntese com -s- e sintetizar com -z-? As palavras não são da mesma família?
Agradeço a atenção.
Sobrepopulação? Já encontrei várias vezes a palavra “sobrepopulação” em artigos de jornais, mas este termo não aparece em nenhum dos meus dicionários, que me dão “superpovoamento” e “superpopulação”. A palavra terá entrado na língua portuguesa ou será uma simples influência do francês “surpopulation”?
Por outro lado, surge-me outra dúvida: existirá o verbo “superpovoar”? Só encontrei “sobrepovoar”, no entanto existe o adjectivo “superpovoado”. Isto tudo leva à confusão!
Obrigada pela douta resposta.
No livro Budapeste, de Chico Buarque, ao terminar ele escreve: «E a mulher amada, de quem eu já sorvera o leite, me deu de beber a água com que havia lavado sua blusa».
Alguma explicação específica para «sorver o leite»?
«Nesta denominação, o vocábulo Natal é adjectivo. Ora, como o adjectivo tem de concordar com o substantivo, o plural só pode ser Pais Natais» (José Neves Henriques).
Por que razão o vocábulo natal não pode ser, aqui, um substantivo? Nesse caso, considerando natal um determinante específico do substantivo pai (Nova Gramática do Português Contemporâneo, substantivos compostos), o plural de pai natal seria pais natal, como em navios-escola.
Não se passa o mesmo em decreto-lei?
Sou professora e recentemente me perguntaram o que significa o termo “recibado”. Respondi prontamente que é uma pessoa que trabalha e recebe seus pagamentos através de um recibo. E então me perguntaram como encontrar esta palavra. Tentei explicar o seu sentido mas não encontrei em nenhum livro, gramática ou internet algo sobre o assunto. Fiquei curiosa para saber se realmente a palavra existe e imagino que seja uma variação de receber no particípio. Seria um verbo abundante? Rececido e recibado teriam o mesmo significado? Ou seriam verbo e substantivo cognato de receber? Estou em dúvida!!!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações