A origem e o significado do anglicismo derby (dérbi em português) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem e o significado do anglicismo derby
(dérbi em português)

A palavra derby em minúscula significa chapéu (um determinado tipo de chapéu) e em maiúscula designa uma certa corrida de cavalos.
Qual a razão pela qual se usa para o jogo de futebol Benfica-Sporting?

Natividade Lisboa Portugal 9K

A palavra derby – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto pelos dicionários Houaiss e da Academia das Ciências de Lisboa – aplica-se ao futebol para determinar um jogo entre duas equipas da mesma cidade. Entre duas equipas da mesma cidade, como é caso do Benfica e do Sporting  – e não entre duas equipas de cidades diferentes*, como por erro se lê e ouve por aí...

Embora existam várias teorias, a que reúne maior consenso situa a origem na cidade inglesa de Ashbourne, no Derbyshire, onde desde a Idade Média se disputa na Terça-Feira Gorda e na Quarta-Feira de Cinzas (Carnaval) um jogo que envolve toda a população, dividida em representação das duas margens do rio Henmore.

O jogo consiste em conduzir uma bola (ou algo parecido) até às balizas, situadas em cada extremidade da povoação, a cerca de três milhas uma da outra...

Este é o único dos muitos dérbis carnavalescos da Idade Média, em que valia tudo e acabavam invariavelmente em gigantescas zaragatas, que resistiu até hoje.

O Royal Shrovetide Match é o grande cartaz turístico anual de Ashbourne: o pontapé de saída é dado às 2 horas daqueles dois dias, junto ao supermercado no centro da cidade.

 

* Jogos entre duas equipas rivais de cidades diferentes – casos de um Benfica-Futebol Clube do Porto ou de um Futebol Clube do Porto-Sporting –, na terminologia desportiva, denominam-se clássicos.

João Querido Manha
Classe de Palavras: substantivo
Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras