Fico muito grato se me puderem esclarecer a seguinte dúvida:
A palavra "desligar" é formada apenas por prefixação, ou por prefixação e sufixação?
Muito obrigado.
Observa-se alguma incorrecção no seguinte texto?
«A primeira razão para a elaboração do presente trabalho foi a esperança de que ele sirva de alguma utilidade e proveito à administração da faixa costeira,...»
Não é redundante «... sirva de alguma utilidade...»?
É correcta a expressão «... esperança de que...»?
Sendo uma expressão popular algo vulgarizada, gostava de saber qual a origem da expressão “à lá Gardere”.
Obrigado.
Gostaria que me esclarecesse da razão da grafia de bebé que se lê ("bébé" segundo o dicionário da Porto Editora, derivado do Francês, apesar de ser escrito apenas com o acento no último e), sendo a sílaba tónica no último e (onde está o acento) como poderemos inventar um acento onde ele não existe e ler o primeiro é como se lê o segundo?
Outra dúvida tem a ver com a leitura da palavra "nome", será ela lida correctamente da mesma forma que fome, come, tome... com a sílaba tónica no "o" (lendo-se "nóme") ou por sua vez, lemos como se não encontrassemos sílaba tónica alguma (lendo algo do tipo "nôme")?
O mesmo se aplica à palavra "oito" e às suas duas conhecidas leituras...
Qual delas a correcta: "ôitu" ou "óitu"?
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Existem em Portugal várias localidades com o nome Carcavelos.
Gostaria de saber o significado e a origem da palavra.
Qual a origem da palavra magusto e qual a relação com a palavra castanha?
Parabéns pelo "site", é a aplicação prática de uma ideia magnífica, um autêntico serviço público.
Bom trabalho.
Qual o significado de ambas e suas diferenças – Filologia e Filosofia?
Quando escrevemos um 'e-mail' e após cumprimentarmos a pessoa de destino geralmente colocamos uma vírgula e continuamos a escrever na linha de baixo.
Nessa linha começamos com maiúscula devido a ser o início de uma frase ou com minúscula visto que na linha de cima se colocou uma vírgula em vez de um ponto?
A minha dúvida tem que ver com uma revista religiosa que costumo ler: Eles escrevem "concrente" para alguém com a mesma crença. Esta palavra está correcta? Se não, qual deve ser escrita?
Obrigado e boas correcções.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações