Colocação do pronome clítico com "ainda hoje"
Gostaria de saber qual das frases está correcta: «Ainda hoje nos é dado verificar que...» «Ainda hoje é-nos dado verificar que...»
Próxima actualização do Ciberdúvidas só na quarta-feira, dia 26 de Abril
1. Devido ao feriado do 25 de Abril em Portugal, Ciberdúvidas só volta a ser actualizado no dia seguinte, quarta-feira, 26. Ficam entretanto em linha, desde esta data, 21 novas respostas, que se somam às 48 que entraram durante a semana ora finda. 2. Fica também uma chamada de atenção para o novo Pelourinho, sobre regras de concordância e complemento circunstancial de matéria. Outra sugestão: a leitura do programa homologado de Português no Ensino Secundário em Portugal – que, inclusivemente, suscitou uma petição na Internet. 3. Voltamos a pedir a quem nos consulta o envio, sempre, do respectivo endereço electrónico, de forma a podermos encaminhar o que já tiver sido respondido, como sucede frequentemente. Sem esse contacto, e porque não se justifica colocar-se em linha perguntas e respostas repetidas, ficamos impedidos de fazer chegar directamente o esclarecimento solicitado.
4. Uma última recomendação: Ciberdúvidas não responde a consulentes sob anonimato ou sem a identificação do nome, apelido, a profissão (de preferência) e o país/cidade do acesso.
O topónimo Codessoso
Qual a escrita correcta da freguesia do concelho de Celorico de Basto "Codeçoso" ou como actualmente vejo escrito "Codessoso"?
A locução latina ‘data venia’
Gostaria de saber o significado da da expressão «datavenha».
«Sem rei nem roque»
De onde vem a expressão «sem rei nem roque»? Quem é o roque ? Também há «o roque e a amiga». E no xadrez «o grande roque» e «o pequeno roque».
Uso da vírgula em «mais dia, menos dia»
«Mais dia menos dia, seria necessário que um dos impérios desaparecesse.» Na frase acima, coloca-se ou não a vírgula após o primeiro «dia», isto é, «mais dia, menos dia»? Obrigado.
Origem e significado do verbo claudicar
«Claudicar» vem de Cláudio? Segundo Cândido de Figueiredo, sim (e assim disse Houaiss)... mas de que Cláudio fala o Sr. Figueiredo (que aliás também me é desconhecido, por preguiça de pesquisar – confesso –, mas em quem confio, já que o Sr. Houaiss confia)? Esse tema “nomes que originam palavras" parece interessante... já foi explorado aqui no site? Aliás, o seu “site” é muito interessante... Parabéns!
Sobre as expressões «recomeçar do zero» e «tábua rasa»
Agradecia ajuda para explicar exactamente o significado das expressões «recomeçar do zero» e «tábua rasa»; agradecia igualmente que me indicassem algumas expressões sinónimas destas duas. Muito obrigada.
«Fazer as abluções»
Tenho ouvido algumas vezes a expressão «fazer as ublações» referindo-se a fazer a higiene matinal, contudo na Diciopédia, da Porto Editora, não aparece aquela palavra. Será que está mal escrita ou não existirá mesmo? Agradeço os vossos comentários.
O plural de jirau
Eu gostaria de saber qual é o plural de «jirau»: jiraus ou jirais?
