«Tu és como uma flor.»
Como se classifica a palavra «como» nesta frase?
Qual é o verbo da frase subordinada? É a forma verbal «é»?
Obrigada.
Foi com grande prazer que descobri na Internet o vosso sítio que achei muito útil e muito explicativo. Parabéns, excelentíssimo trabalho e interessantíssimo projecto!
Agora, aproveitando, gostaria de que tirassem, se possível, a minha dúvida sobre o uso correcto das construções “ia + fazendo” e “foi + fazendo”. P. ex.: «Os problemas iam-se acumulando»; «os problemas foram-se acumulando».
Desde já agradecido.
É obrigatório em português empregar o artigo "a" para falar da organização basca ETA (em espanhol escreve-se sem artigo)? Não é redundante também o artigo "o" para falar do jornal "El País", "El Mundo". É correcta esta frase?
«A ETA declarou um cessar-fogo, disse o "El Mundo" na sua edição de hoje.»
Obrigado.
Elucidem-me por favor. A palavra "enogastronomia" existe no nosso vocabulário ou é apenas usada no Brasil. Existe alguma no nosso "português" que a substitua?
Gostaria de saber a diferença entre as palavras «marítimo» e «marinho».
Gostava que me corrigissem esta frase e me explicassem o verbo «usufruir»:
«Os jardins serão para o usufruto pela população.»
Gostaria que me informassem sobre a correcta utilização e o significado concreto da expressão «sob o auspício de.....».
Agradecimentos antecipados.
Numa pergunta feita por outro consulente, perguntava-se se era correcto dizer Freixo de Espada "à" Cinta (como se ouve na maioria das vezes).
Pergunta essa que foi respondida mas tratando apenas da origem do nome da localidade e não esclarecendo qual a grafia correcta. Foi-me dito já há algum tempo, que a grafia correcta era Freixo de Espada Cinta. Podem-me esclarecer?
Obrigado.
Como se classificam quanto ao processo de formação as palavras «boquiaberto», «pernalta», «vaivém», «cabisbaixo» e «malmequer»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações