Gostaria de saber qual a forma correta para citação de determinada página, ou folha, de um documento e, também, como se coloca o "verso". Exemplo: o documento "à fl.2/v.", ou "à fl.2/verso", ou "de fl.2"? E, quando for mais de uma página, "a fls. 33/34" ou "às fls 33/34"?
Muito obrigada pela atenção.
Como escrever uma pequena redacção? Sou professora de 1.º ciclo e tenho vindo a sentir alguma dificuldade em explicar como se escreve uma pequena redacção ou composição a alunos de 2.º ano de escolaridade (1.º ciclo). A questão é que eles repetem muitas vezes o «e depois», «e depois», não põem pontos finais, vírgulas e é complicado explicar-lhes quando o devem fazer. Tenho procurado em livros e não tenho encontrado nada que me oriente nesta aprendizagem. Faço composições colectivas com eles, mas noto que não chega. Portanto se me puderem ajudar, dando-me dicas ou regras para a construção de um texto simples, de uma história simples, agradecia imenso. Obrigada.
Agradecia que me esclarecessem como devo provar a um cliente que a correcção que pretende que eu faça numa frase está incorrecta: «Todos sentem-se...»
Muito obrigada.
Gostaria de saber se existe uma regra que se possa ensinar ao nível do primeiro ciclo, para a utilização de g ou j em palavras como «original» (orijinal)?
Em circular enviada pelo Júri Nacional de Exames para as Escolas, consta: «Devem ser designados obrigatoriamente como professores classificadores/relatores todos os professores que leccionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 9.º ano, no presente ano lectivo, ou que as tenham leccionado num dos anos lectivos transactos.» Duas interpretações que têm causado grandes divergências: 1 – um grupo de «todos os professores que leccionam no presente ano lectivo»; outro grupo de «todos os professores que tenham leccionado num dos últimos três anos» – um grupo exclui o outro. 2 – todos os professores, englobando numa única lista «os que leccionam no presente ano lectivo» bem como «os que tenham leccionado num dos três anos lectivos». Qual das interpretações está correcta?
A seguinte frase – «Certo dia, resolveu divertir-se» – é simples ou complexa e porquê?
Vi recentemente num manual de Língua Portuguesa do 5.º ano que classificavam as palavras «ela» e «uma» como sendo monossilábicas. Como sou professora do 1.º ciclo, sempre as considerei dissílabos. Afinal, como é que são classificadas estas duas palavras quanto ao número de sílabas?
Desejava que dissessem qual o significado da expressão «zevra». Grata pela atenção dispensada.
Tenho dúvida acerca da expressão «a despeito de». Não sei se devo, em todas as frases, fazer a conjunção da preposição «de» com o artigo que a segue. Sei que se escreve: «a despeito do amor que Maria sentia, ela foi capaz de abandoná-lo.» Não sei, no entanto, como eu escreveria a seguinte frase: «a despeito “de a” relação ser de consumo» ou «a despeito “da” relação ser de consumo». Isso porque, no exemplo sobre o amor, a expressão «a despeito de» está se referindo ao substantivo «amor». No entanto, no caso da minha dúvida, a expressão refere-se a toda a frase, ou seja, diz respeito a um fato, o fato de a relação ser de consumo. Gostaria de saber a forma correta, bem como a explicação gramatical. Agradeço imensamente a atenção,
Em Alves Redol (Uma Fenda na Muralha, Publicações Europa-América, 2. ª edição, refundida, pág. 82), lê-se: «E fora a velha quem lhes dera o café e lhes pusera os foquins com o comer ao pé da porta.» Qual o significado da palavra «foquins»? Tratar-se-á de uma gralha topográfica? Muito obrigado.
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