Sobre linguagem técnica e “desactuar”
Pode dizer-se "desactuar" em linguagem técnica – mas e em bom português? Trata-se de um livro sobre técnicas de automação. Aborrece-me não só o corrector dar erro como não encontrar referências claras ao termo nos prontuários ou globalmente na Internet. O termo “desactuar” uso-o desde sempre relacionado com interruptores que podem ser "actuados" e "desactuados". Um frase tirada do livro: «Enquanto este botão estiver actuado, deve piscar uma luz amarela e [deve] ser feita uma chamada para a polícia (simulada com o acender de outra lâmpada). Após a sua desactuação o sistema fica disponível para novas aberturas até que o botão de Liga Cofre seja desligado.» Obrigado.
A expressão «Muitos mais»
Pode dizer-se «tenho muitos mais bilhetes» no sentido em que tenho mais do que aqueles de que necessito? E se se disser: «tenho muitissímos»?
A sintaxe de instruir
Gostaria de saber se o verbo «instruir» pode ser usado com a preposição «a» como neste exemplo: «Os formandos foram instruídos a efectuar os trabalhos.»
Regências antes da conjunção que
Não consigo perceber quando posso dizer «Tenho receio que...» ou «Tenho receio de que...», pois o verbo «recear» é regido pela preposição «de». Da mesma maneira não percebo porque não é possível dizer «Gosto de que...», mas sim «Gosto que...» e «A vontade de que...», mas sim a «A vontade que...». Muito obrigada.
Regência de ajuizar
Começo pelo que já estão, por certo, cansados de ler, mas que é imperioso registar: parabéns pelo vosso trabalho e obrigado pelo serviço que prestam, pela ajuda (no meu caso, praticamente diária) que nas vossas páginas sempre encontro! Tenho algumas dúvidas (tenho várias, claro): qual a regência do verbo «ajuizar»? «Ajuizar alguma coisa» (isto é, sem preposição)? «Ajuizar de...»? «Ajuizar acerca de...»? Desde já agradecido pela atenção.
Tendinopatia, tendinose e tendinose
Qual a diferença entre «tendinopatia», «tendinose» e «tendinite»?
O uso do adjectivo fraco
Gostava de saber se é incorrecto aplicar o adjectivo «fraco(a)» a alimentos e porquê. Por exemplo: «O almoço está fraco», «a sobremesa está fraca».
Vírgula entre pronome pessoal recto e um verbo
Gostaria de saber se a colocação da vírgula está correcta na seguinte frase: «E tu, sentiste a falta dos teus amigos?» A explicação que me foi dada para a existência da vírgula foi a de que se tratava de um vocativo («e tu?») e neste caso leva vírgula. Está esta explicação correcta? Agradecia muito o vosso esclarecimento.
A pronúncia de estaleiro
Qual é a forma correcta de pronunciar «estaleiro»? Diz-se "estâleiro" ou "estáleiro"?
Sobre o termo entrada (de dicionário)
O que significa em termos leigos «delimitação do número de entradas» num dicionário? Obrigado.
