Gostaria de saber se existe alguma obrigatoriedade em grafar «judaísmo» e «cristianismo» com iniciais maiúsculas ou se, bem pelo contrário, é por fazê-lo por convivência textual com "Islão" (inicial maiúscula obrigatória) que incorro num erro. Obrigado.
Gostaria de saber se o pingo na consoante j caiu, e gostaria de saber como. Eu verifico a reforma 71 da nomenclatura da língua portuguesa.
Como se classificam os radicais simples das seguintes palavras: «lâmpada», «bonito», «conversar», «lápis»?
Agradecia que me sugerissem, à luz da nova terminologia, a análise sintáctica da seguinte frase:
«Amanhã a Rita e o Manuel estarão contentes no circo com o seu melhor amigo Hugo.»
Obrigado pela atenção.
Considerando as palavras «Nasa», «moto», «SR», «toilete», «OCDE», «papel», quais os processos de criação lexical que permitiram gerar cada uma das palavras?
Gostaria de saber como se descreve o processo fonólogico que ocorre na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo e do presente do conjuntivo.
Na frase «Corre atrás de mim, que eu depois corro atrás de ti!», a palavra «depois» é advérbio adjunto de tempo ou advérbio conectivo?
«Chegando a mulher aos quarenta Com tal viço e encantos tais A cabeça não se lhe esquenta Pois são os elogios, gerais» Na quadra acima está correta a vírgula depois de «elogios», por causa da ordem inversa na frase? Ou não é ela de rigor neste caso? Obrigado.
«Além de Mr. Wheeler, reconhecido como homem capaz de tudo, para intimidar o qual, houvera o cuidado de armar a escolta, compunha-se o grupo de três ladrões.» «O prazo, findo o qual será feita nova eleição, não será prorrogado.» Nas frases acima, causa-me estranheza o uso de «o qual» em orações reduzidas, com função de objeto direto e sujeito. É esse uso gramaticalmente correto? Muito obrigado.
Dei uma aula sobre relações entre palavras e surgiu uma dúvida: Lisboa, Porto, Coimbra... podem ser considerados hipónimos de Cidade? Maria, Ana, Carla, hipónimos de Nome ou Mulher?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações