Uso da vírgula - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Uso da vírgula

«Chegando a mulher aos quarenta Com tal viço e encantos tais A cabeça não se lhe esquenta Pois são os elogios, gerais» Na quadra acima está correta a vírgula depois de «elogios», por causa da ordem inversa na frase? Ou não é ela de rigor neste caso? Obrigado.

Fernando Bueno Brasil 6K

Eu diria que ela é, de facto, de rigor. Aliás, face à norma deveríamos ter «Pois são, os elogios, gerais», dado que o grupo nominal os elogios corresponde ao sujeito da frase e está deslocado do sua posição habitual, ou seja, à esquerda do verbo. A frase, na sua ordem canónica, seria «Pois os elogios são gerais». Que não se entenda, porém, a minha observação como uma crítica. Não esqueçamos que se trata de uma frase inserida num poema, cujo autor, para além da criatividade linguística inerente a todos os falantes de uma dada língua, tem ao seu dispor, igualmente, o exercício da criatividade literária.

Edite Prada