Do verbo “escovar” poder-se-á fazer "escovagem", "escovacão" e "escovamento"; procurando no Google encontram-se todas as palavras em maior ou menor quantidade. Gostaria de saber se, além da sua similaridade em significado, são utilizadas em muitos casos em situações diferentes. Como é que se perdeu o seu verdadeiro significado durante os séculos? Temos também a palavra "consonantal" mas não temos a palavra "consonante" mas sim “consoante”. Como é que esse n no meio da palavra “consonante” se perdeu na língua portuguesa uma vez que as outras línguas latinas ainda o têm? Obrigado.
Uma vez mais, obrigado pelo serviço público prestado. O público agradece. Gostaria de esclarecimentos sobre a seguinte questão:
«Os meus pais são de Portugal. Os meus pais são portugueses.»
«Os meus pais são da Mongólia. Os meus pais são... » – “mongóis” ou “mongólios”?
Como se classifica gramaticalmente a palavra Natal?
Os nomes próprios também são classificados em género e número?
Será que o conceito de sujeito expletivo se aplica exclusivamente aos verbos que indicam fenómenos naturais, tais como “chover”, “nevar”, ou também se aplica relativamente ao verbo “haver”?
A palavra "espectacularidade" existe?
Estarei a utilizá-la de forma correcta na seguinte frase?
«O turismo é também atraído pela abundância e espectacularidade dos recifes».
Li recentemente o seguinte anúncio publicitário: «Skip é bom sujar-se.» Gostaria de saber se a frase está bem construída tendo por base a norma do português europeu. Muito obrigada pela vossa atenção.
Gostaria que me pudessem informar de onde surge, qual a sua etimologia, e o que significa, a expressão «vaso de guerra».
O oposto de «insuflar» deverá ser “desinsuflar” ou “exsuflar”?
Alguém me pode explicar o que é o “passodoblismo”, expressão popularizada numa famosa canção de Fernando Tordo, "A Tourada" (1973)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações